Quantcast
Channel: EQUILÍBRIO NATURAL
Viewing all 218 articles
Browse latest View live

O tratamento dos Transtornos Alimentares na Medicina Tradicional Chinesa

$
0
0
Na China Antiga as doenças eram compreendidas como o resultado de um processo através do qual espíritos ou fantasmas invadiam o corpo, causando desarmonias. Os transtornos mentais e emocionais eram entendidos como manifestações de um outro ser, que habitava um corpo que não lhe pertencia – quase como se fossem possessões, algo ou alguém que não deveria estar ali assumia o controle daquela vida, sem que a vítima daquela condição pudesse fazer algo a respeito. Nestes casos, o tratamento se iniciava primeiramente com a expulsão do fantasma, espírito ou entidade possessora; em seguida, uma série de ações eram tomadas para que o controle sobre a própria vida pudesse ser restabelecido pelo doente.


Evidentemente que, com o passar do tempo, a observação constante dos estados de saúde e de doença foram modificando esta compreensão sobre os estados patológicos. Entretanto, a metáfora da possessão é uma excelente descrição de como algumas doenças podem ser de fato compreendidas como estranhos invasores; este é o caso dos Transtornos Alimentares (TAs). Tanto para quem sofre destes males quanto para os familiares e entes queridos que acompanham a dura batalha do doente, de fato parece que algo ou alguém que não deveria estar ali assumiu controle sobre aquele corpo, retirando daquele que sofre qualquer possibilidade de escolha. À medida em que a doença avança, não apenas a “voz” do TA se torna mais alta e forte, como a vítima do transtorno também vai se tornando cada vez mais inacessível – inacessível até para si mesma. De fato, é como se uma entidade se manifestasse, tomasse propriedade sobre não apenas aquele corpo, mas também sobre suas escolhas, seus sonhos e esperanças.


Os Transtornos Alimentares se apresentam de várias maneiras, mas podem ser, de modo geral, agrupados em torno de três principais condições diagnósticas: a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e a Compulsão Alimentar Periódica.



Transtornos Alimentares: caracterização



Por mais que homens também possam apresentar TAs, eles são incrivelmente mais comuns entre mulheres. A Anorexia Nervosa se caracteriza, em linhas gerais, pela recusa em manter um peso corporal mínimo; a Bulimia Nervosa se caracteriza pela ocorrência de repetidos episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios tais como vômitos, uso de laxantes, jejuns prolongados ou exercícios fisicos excessivos; a Compulsão Alimentar Periódica se caracteriza, da mesma forma que a Bulimia Nervosa, pela repetição dos episódios compulsivos, sem que os comportamentos compensatórios sejam adotados.

Sem restringir a compreensão dos TAs acerca de critérios diagnósticos específicos, pode-se dizer que estes se definem pela existência contínua de pensamentos obsessivos em relação à alimentação, calorias, pesos e medidas, além da distorção da imagem corporal e de sintomas de ansiedade e depressão, sempre muito presentes. Outros comportamentos associados aos TAs são: dificuldade em tomar decisões, dificuldade de concentração, negação da sensação de fome, do cansaço e das próprias emoções, privação do sono auto-infringida, preocupação exagerada com os alimentos ingeridos (planejamento obsessivo dos alimentos a serem consumidos, rituais ao se alimentar), hiperatividade física e exercícios compulsivamente desempenhados, dificuldades nos relacionamentos pessoais, obsessão com a perfeição, auto-punição, competitividade exagerada, tendências suicidas, letargia e pensamento incoerente ou irracional.  



Alguns outros sintomas bastante presentes na clínica dos TAs são: amenorréia, perda de interesse no sexo, bradicardia, pressão baixa, hipotermia, perda de cabelo e edema, alterações hormonais significativas, constipação intestinal, pele seca e com rachaduras, unhas fracas, cáries e doenças periodontais, inflamação do esôfago em decorrência dos vômitos (e em casos severos, ruptura da parede do esôfago) e também glândulas salivares aumentadas na Bulimia Nervosa.

Muitas são as causas dos TAs, e as principais se relacionam a histórico de TA na família ou preocupação familiar excessiva com questões de peso e alimentação; histórico de transtornos de humor na família tais como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar; comportamentos familiares autoritários (principalmente na Anorexia Nervosa) ou negligentes (na Bulimia Nervosa e na Compulsão Alimentar Periódica); contexto sociocultural caracterizado pela extrema valorização da magreza; disfunções bioquímicas no metabolismo da serotonina e da noradrenalina; histórico de abuso sexual ou de experiência sexual traumática; traços de personalidade tais como baixa auto-estima, introversão, perfeccionismo, impulsividade, instabilidade afetiva, comportamento evitativo ou ansioso; geralmente o TA é desencadeado pela adesão a alguma dieta ou restrição de grupo alimentar. Ainda, é importante dizer que a comorbidade de TAs com outros transtornos de humor e dependência química é bastante grande.



Tratamento dos TAs na Medicina Ocidental



Devido à sua etiologia multifacetada, o tratamento clássico dos TAs na Medicina Ocidental também é multifacetado e inclui profissionais de diversas disciplinas tais como médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. O uso de antidepressivos é comumente adotado e a hospitalização pode ser necessária para a recuperação e, principalmente, para adesão ao tratamento.

Estudos recentes apontam que os índices de recuperação total são maiores para os casos de Bulimia Nervosa do que para os casos de Anorexia Nervosa, em que a taxa na mortalidade varia de 10 a 35%. Um estudo conduzido no Harvard Medical School (Herzog, 1999) acompanhou um grupo de mulheres por um período que variou de 3 a 9 anos, e os resultados foram: 33,7% das mulheres com Anorexia Nervosa e 73,8% das mulheres com Bulimia Nervosa se recuperaram totalmente, mas 40% das com Anorexia e 35,3% das com Bulimia apresentaram recaídas. As concluões do estudos também apontaram para a importância da compreensão de que dificilmente encontra-se um TA “puro”, sendo as demais condições patológicas presentes (as comorbidades) tão ou mais importantes do que o próprio TA.



Transtornos Alimentares e Medicina Tradicional Chinesa



A Medicina Tradicional Chinesa vem sendo usada há milhares de anos no tratamento de doenças; de acordo com a teoria médica chinesa, existe uma energia vital universal chamada Qi que existe em todos os seres vivos e que flui pelo corpo através de canais chamados Meridianos de Energia. Se este fluxo de energia é obstruído por algum motivo, surgem as doenças. São diversas as ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa que se destinam a reestabelecer este fluxo harmônico de Qi pelo corpo, trazendo de volta o estado de saúde para o organismo; a Fitoterapia, Acupuntura, Massagem e técnicas meditativas e respiratórias (Qi Gong) são quatro das mais famosas e conhecidas ferramentas, e todas são utilizadas de acordo com a análise individual de cada caso. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a mesma doença do ponto de vista Ocidental pode assumir uma grande variedade de diferentes síndromes.

Muitos dos tratamentos oferecidos para os TAs, tanto na visão Ocidental quanto Chinesa dos quadros, vai se destinar a dar conta das chamadas “doenças secundárias” ao início do TA, tais como as náuseas, dor e distensão abdominal, constipação, diarréia, síndrome do intestino irritável e refluxo gástrico. Todos estes sintomas prejudicam na recuperação pois constituem empecilhos fisicos à retomada da ingestão de alimentos. As complicações médicas dos TAs atingem uma gama imensa de sintomas, que vão de dores de cabeça à infertilidade e, nestes casos, a Medicina Chinesa pode ajudar muito com poucos ou nenhum efeito colateral.

Entretanto, os benefícios da Medicina Chinesa no campo da vida emocional e psíquica é que são inestimáveis. As alterações emocionais são tanto causa como consequência dos TAs e podem ser realmente agonizantes e extenuantes. Além disso, os fatores emocionais associados aos TAs que podem tanto causar como manter um TA nem sempre são totalmente claros e de fácil entendimento e compreensão. O trabalho psicoterápico é fundamental para a elaboração e dissolução destes conflitos, mas a Medicina Tradicional Chinesa  – e em especial a acupuntura – podem ajudar a diminuir sintomas como a depressão, a ansiedade, sintomas obsessivos, insônia, isolamento social, irritabilidade e impulsividade.

Dada a natureza emocional destes transtornos, modalidades terapêuticas que amenizem o sofrimento psíquico são inestimáveis para a condução dos casos. Sensação de relaxamento mental e tranquilidade são sempre vivências comumente relatadas após as sessões de tratamento com acupuntura, bem como a melhoria da qualidade do sono logo após a primeira sessão de tratamento. A redução do estresse, da ansiedade e dos pensamentos obsessivos são encarados, frequentemente pelos pacientes, como uma “luz no fim do túnel” que diminui o volume da voz do transtorno, de um modo diferente do que ocorre em outros tratamentos. Independentemente da compreensão exata, da capacidade de “insight” da paciente ou do grau de entendimento que a pessoa ja adquiriu acerca de seu adoecimento, a Acupuntura e a Medicina Chinesa são ferramentas poderosas que irão ajudar a paciente a viver seu processo de recuperação com maior qualidade de vida e maior conforto em sua rotina cotidiana.

Em um estudo conduzido com a aplicação de acupuntura no tratamento de TAs (Ren et al, 1999), 30 pacientes com Anorexia Nervosa foram tratadas com o agulhamento de meridianos de energia específicos por 30 minutos. No decorrer das sessões, 25 delas relataram melhora substancial dos sintomas de depressão, ansiedade, pensamentos obsessivos e idéias ruminantes, além da melhoria da qualidade do sono. 5 delas relataram melhora mas abandonaram o tratamento antes da conclusão dos estudos.

Não existem soluções mágicas para nenhum estado de desequilíbrio energético da saúde – e não é diferente no caso do tratamento dos TAs. Mas em função de sua concepção holística do ser humano (mente, corpo e espírito são apenas manifestações diferentes da mesma energia), as ferramentas da Medicina Chinesa vão permitir que estas três instâncias sejam tratadas ao mesmo tempo, sem importar tanto o que deu origem ao quê – ou o que veio antes, o ovo ou a galinha. Tratando a mente trata-se o corpo, e vice-versa. A combinação da Acupuntura e de outras técnicas da Medicina Chinesa como exercícios de relaxamento, respiração, meditação, à ferramentas tradicionais como psicoterapia e reeducação alimentar possibilitará à quem sofre destes males uma recuperação mais rápida, com efeitos colaterais mínimos e maior qualidade de vida.



Tratamento com Fitoterapia



Como já foi citado anteriormente, cada caso é um caso e merecerá atenção especifica e diagnóstico feito por especialista. Entretanto, algumas ervas podem ser usadas de modo a aliviar sintomas específicos das condições características dos TAs. Algumas delas são:

Panax Ginseng: auxilia o processo digestivo e ajuda a combater sintomas de ansiedade, depressão, insônia e inquietação mental. Trata casos de extremidades frias (pés e mãos), falta de ar, taquicardia, sudorese espontânea, fadiga, tosse crônica e seca, memória fraca, impotência e frigidez feminina.

Rhodiola Rosea: auxilia o organismo a combater agentes estressores de todos os tipos e vem sendo reportada como uma eficiente erva no combate às alterações de humor e alívio da depressão. Estudos-piloto em seres humanos demonstraram que a planta pode melhorar o desempenho mental e reduzir a fadiga. Seus efeitos estão relacionados à otimização da serotonina e dopamina.

Albiziae Cortex: acalma o espírito, estabiliza o humor, ajuda na insônia, nas flutuações dos estados de espírito, na melancolia e na depressão. Diminui a irritabilidade, melhora a qualidade da memória, fortalece os ossos e alivia dores em geral.



Cyperi Rhizoma: auxilia nos desconfortos gástricos em geral (distenção no abdome, indigestão, dores no epigástrio), hormonais e menstruais (amenorréia, menstruação irregular) e dores em geral. Contra-indicada para pacientes grávidas e em alguns casos de desnutrição profunda.

Menthae Haplocalycis Herba: indicada para dores de cabeça, sensação febril, visão turva e borrada, dor de garganta, dor de estômago, úlceras na boca e na língua, irritabilidade, ansiedade e depressão.



Tratamento com Acupuntura: cuidados aos profissionais


 Alguns cuidados específicos devem ser observados pelos profissionais que se confrontam com casos de pacientes portadoras de Transtornos Alimentares, principalmente no que se refere às mais fragilizadas em seu estado de saúde, muito magras ou com deficiências severas.

A quantidade de agulhas utilizadas deve ser reduzida, as agulhas mais finas e a profundidade dos pontos mais superficializada. O corpo não pode ser sobrecarregado por estímulos variados, e sim induzido naturalmente ao equilíbrio. O Qi superificial destas pacientes estará bastante “tenso”, e por isso podem ocorrer variações na percepção do Te Qi (sensação de agulhamento). Ainda, o uso de eletroacupuntura deve ser evitado.


Fonte: AcuFinder, MyAcuDoc, Pacific College of Oriental Medicine e Eating DisorderReferral and Information Center


Antecedentes Ginecológicos

$
0
0

Hemorragia

Quaisquer sangramentos sem as características da menstruação normal. Pode ser classificada em: hemorragia uterina orgânica, que ocorre devido à inflamações, neoplasias e coagulopatias, não sendo um sangramento cíclico e sendo denominada da metrorragia; e hemorragia uterina funcional, sendo uma hemorragia que não se relaciona a neoplasia, inflamação ou gravidez, já que é causada por disfunção ovariana e ausência de ovulação, sendo acompanhada por irregularidades no ciclo menstrual.

Distúrbios Menstruais

Menstruação é o sangramento cíclico que ocorre a cada 21 a 35 dias, durando de 2 a 8 dias e tendo uma perda sanguínea de 50 a 200mL.
  1. Polimenorréia – intervalos menores que 21 dias;
  2. Oligomenorréia – intervalos maiores que 35 dias;
  3. Amenorréia – falta de menstruação por um período de tempo maior do que três ciclos prévios;
  4. Hipermenorréia – dura mais que 8 dias;
  5. Hipomenorréia – dura menos que 2 dias;
  6. Menorragia – excessiva perda de sangue durante o fluxo menstrual;
  7. Metrorragia – perda de sangue que não obedece ao ritmo do ciclo;
  8. Dismenorréia – menstruação dolorada acompanhada de sintomas como: dor na região hipogástrica (do tipo cólica –  algomenorréia), associada a lombalgia, náuseas e cefaleia. Pode ser primária (ocorre sem nenhuma causa orgânica) ou secundária (relacionada a qualquer doença pélvica – endometriose, DIU, mioma). Sua intensidade é variável.
  9. TPM – conjunto de sintomas que surgem na segunda metade do ciclo menstrual e desaparecem com a ocorrência da menstruação. Os principais são: cefaleia, mastalgia, peso no baixo ventre e nas pernas, irritação, nervosismo e insônia. O mecanismo fisiológico básico é a retenção de Na+, podendo, também, ser causada por: hiperatividade do sistema renina-angiotensina devido ao estrógeno; hipoglicemia; aumento do hormônio antidiurético; hiperprolactinemia, causando um desequilíbrio de FSH/LH; e aumento da produção de vasopressina

Dor

A localização habitual é a região pélvica, podendo, as vezes, ser abdominopélvica ou lombossacra. As vias sensitivas do reto e da bexiga são as mesmas do útero e da vagina, por isso, infecções e litíase urinário, neoplasias e traumatismos anorretais podem ser relatados como dor no ovário. As principais causas dessa dor são os processos inflamatórios (localização pélvica, aguda, contínua, espontânea e dispareunia), a prenhez ectópica (sem irradiação, surda, principalmente após esforço; caso rompa, torna-se aguda); distopias genitais (dor em caso excepcionais); neoplasias (habitualmente não geram dor); e endometriose (dor periódica – dismenorreia -, paroxística e progressiva).

Tumoração

Deve-se esclarecer a época de seu aparecimento, sua localização, velocidade de crescimento, bem como a presença de outros sintomas originados de eventual compressão de órgãos vizinhos.

Corrimento

a genitália feminina no menacme é úmida, tendo a vagina um pH de 4 a 4,5. Caracteriza-se como corrimento ou leucorréia quando há alteração das características da secreção normal (aspecto de “catarro fluido”ou “clara de ovo”, sendo que aumenta sob ação estrogênica). (1) Corrimento aquoso, abundante, como se fosse o normal mas em grande quantidade (hidrorréia) pode significar varicocele pélvica ou uso de anticoncepcionais; (2) amarelo, espesso, fétido e espumoso, a causa costuma ser tricomonas e/ou gonococos; (3) corrimento branco, em grumos, indica presença de fungos; (4) corrimento com aspecto de água de carne é próprio das neoplasias e das inflamações mais graves. Além disso, o prurido, ardência e o odor fétido sempre acompanham o corrimento patológico.

Prurido Vulvar

Como sintoma isolado é pouco frequente, mas pode surgir nas lesões vulvares, nas vulvites micóticas e alérgicas e no diabetes e câncer de vulva.

Distúrbios Sexuais

  1. Dispareunia – distúrbios dolorosos no coito, que incluem o vaginismo e a contratura dolorosa da musculatura vaginal, podendo, inclusive, impossibilitar a penetração peniana, sendo esta chamada de dispareunia inicial ou externa. A dispareunia terminal ou interna tem como causas as lesões traumáticas, as afecções inflamatórias e as lesões tróficas.
  2. Disfunção Sexual – impossibilidade de alcançar o orgasmo durante o coito. Pode ser primária ou secundária, obrigatória ou circunstancial. A obrigatória é quando há incapacidade absoluta para o orgasmo, e a circunstancial quando for seletiva com referencia ao parceiro.

Climatério e Menopausa

Climatério é a fase transicional entre a menacme e a senectude. Já a menopausa corresponde à última menstruação. Entre os 40 e os 60 anos, cessa o fluxo menstrual, extingue-se a função ovariana e tem início a regressão dos caracteres sexuais secundários. Há o desaparecimento da função ovariana e as modificações dos caracteres sexuais secundários intensificam-se gradativamente. Os ciclos vão se tornando irregulares e anovulatórios, havendo diminuição da fertilidade; muitos folículos continuam a produção de estrogênios, mas acabam desaparecendo e essa produção é feita pelo estroma. Os sintomas mais comuns são: fogachos no tórax e rosto, edema menstrual acentuado, insônia, angústia e quadros depressivos, aumento de peso, diminuição da libido e secura vaginal.

Mamas

É importante conhecer os antecedentes da paciente, número de partos, lactação, uso de medicamentos, intervenções cirúrgicas e traumatismos prévios.
  1. Antecedentes Pessoais e Familiares – mamas podem começar seu desenvolvimento ao redor dos 8 anos, porém, na maioria das meninas, o desenvolvimento tem início ao redor dos 11-12 anos, junto com a menarca.
  2. Pariedade e Lactação – paridade represente fator importante em relação ao alto risco de câncer mamário nas nuligestas, nas primíparas idosas (primeiro filho com mais de 35 anos) e nas grandes multíparas. Na vigência da lactação podem ocorrer processos inflamatórios, como as mastites puerperais.
  3. Nódulo Mamário – as características semiológicas compreendem: os limites, sendo que os nódulos benignos são bem delimitados e nas neoplasias malignas os limites são imprecisos e irregulares; a consistência, sendo que neoplasias malignas são duras, enquanto as benignas são apenas firmes ou elásticas; a mobilidade, uma ez que ampla mobilidade constitui características de neoplasias benignas; e a fixação, sendo que nas malignas há diminuição da motilidade ou imobilidade da mama sede da lesão.
  4. Dor – a dor pode surgir apenas na segunda fase do ciclo menstrual, ou instalar-se logo após o término da menstruação, adquirindo intensidade crescente a medida que se aproxima a fase pré-menstrual. A relação de dor com alguns movimentos, como, por exemplo, movimentos inspiratórios profundos elevação e abdução do membro superior, indica alteração das estruturas musculares, ósseas ou cartilaginosas.

Como a Acupuntura pode auxiliar quem sofre de Ansiedade?

$
0
0



O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) se refere a um quadro no qual preocupações ou ansiedades excessivas estão presentes. Geralmente tais preocupações não são justificáveis ou então são desproporcionais ao nível de ansiedade experimentada. Para ser classificada como TAG é necessário que os sintomas se façam presentes por pelo menos 6 meses contínuos e que a diferenciação diagnóstica com outros transtornos ansiosos, como a Síndrome do Pânico ou Fobia Social, por exemplo, seja efetuada, descartando outras possibilidades como a ansiedade normal. A principal diferença entre TAG e ansiedade normal, além da existência ou não de um motivo real que justifique a presença dos sintomas ansiosos, é que na ansiedade normal o indivíduo tende a se adaptar à situação causadora de ansiedade e, com o tempo, os sintomas desaparecem com o tempo. No momento do diagnóstico é importante, ainda, que sejam descartadas outras possibilidades como ansiedade decorrente do uso de drogas ou substâncias psicoativas.

No TAG estão presentes os seguintes sintomas: dificuldade em relaxar e experimentação de que se está no limite do nervosismo, cansaço, dificuldade de concentração e de memória, irritabilidade, tensões musculares e prejuízo do sono, seja a dificuldade em adormecer, manter o sono ou efetivamente se sentir repousado depois de dormir. Resumidamente, a condição traz bastante sofrimento para quem a experiencia, prejudicando suas funções sociais e profissionais de modo bastante significativo. Além disso podem estar presentes sintomas físicos como palpitação, ganho ou perda de peso, boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos ou diarréia, aumento da freqüência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assustar-se com facilidade e de forma mais intensa, sintomas depressivos são também bastante comuns.

O tratamento, na Medicina Ocidental, envolve o trabalho psicoterápico somado ao uso de medicações como tranquilizantes benzodiazepínicos ou buspirona, além de antidepressivos. Dentro das modalidades psicoterápicas, a cognitivo-comportamental é a que vem sendo mais estudada e que vem obtendo os melhores resultados. Entretanto, caso o tratamento não seja procurado quanto antes os sintomas aparecerem, a chance de uma remissão completa diminui na mesma medida em que a de uma recaída aumenta. De modo geral, pessoas que sofrem do TAG tendem a apresentar a doença por bastante tempo, com intervalos remissivos curtos que ocorrem esporadicamente.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, corpo e mente são apenas dois aspectos funcionais da mesma coisa: é como se houvesse uma porta em que, em um dos lados, estivesse escrito “entrada” e, no outro, “saída”, mas a porta é a mesma. Esta compreensão do ser humano ocorre em função da maneira holística com que a Medicina Chinesa encara os indivíduos. O que diferencia a compreensão da Medicina Chinesa e a Ocidental acerca dos transtornos ansiosos é que, na visão Ocidental, psicoterapia e medicações são suficientes, enquanto na Chinesa é fundamental trabalhar internamente os sistemas de órgãos e vísceras do corpo, além da mente, para o restabelecimento completo e permanente.

Na Medicina Chinesa os órgãos e sistemas do corpo estão associados à emoções. Assim, a alegria é associada ao Coração, enquanto a preocupação é associada ao Baço. A tristeza e o luto são emoções associadas ao Pulmão, medo e fobia aos Rins e a ira é a emoção associada ao Fígado. Dizer que uma emoção é associada a um órgão quer dizer que esta é a emoção à qual o órgão em questão é vulnerável; em outras palavras, a alegria excessiva (ou mania, utilizando um termo da Psicologia) fere o Coração, a preocupação intensa fere o Baço, a tristeza e o luto desmedidos ferem o Pulmão, os medos e as fobias ferem os Rins e a ira fere o Fígado. De acordo com o Huang Di Nei Jing, primeira publicação da Medicina Chines que data de mais de dois mil anos atrás, sempre que as emoções se estagnem por tempo demais sem serem trabalhadas irão agredir os órgãos correspondentes, sendo classificadas assim como fatores internos de adoecimento.

Quando falamos em emoções dentro da Medicina Tradicional Chinesa, um órgão desempenha papel fundamental no manejo dos sentimentos: o Fígado, órgão responsável pelo livre fluxo de energia (Qi) e Sangue pelo corpo, também é responsável pelo livre fluxo do “Qi emocional” pelas emoções. Ou seja, de acordo com este ponto de vista, as emoções em si não são o problema, e sim passar tempo demais fixado a uma delas é que se torna fonte de doenças. A alegria é benéfica à vida, assim como a preocupação, que norteia nossas escolhas, a tristeza que nos ensina sobre os erros e arrependimentos, o medo que nos avisa dos perigos e a agressividade ou ira que nos impulsiona a alcançar novos objetivos e concretizar conquistas. Sentir tais emoções não fere os órgaõs: fixar-se a uma delas é que será prejudicial. Sintomas presentes no TAG que se referem ao Fígado é a sensação de bolo ou corpo estranho na garganta e a irritabilidade.

Uma das Escolas de Medicina Chinesa mais importantes da China, a Escola de Shanghai, é categórica em afirmar que todos os transtornos emocionais irão agredir o Fígado, devido a esta função central que o Fígado desempenha de manter o livre fluxo de Qi e Sangue pelo corpo. Desta forma, uma desarmonia no Fígado irá, mais cedo ou mais tarde, agredir os outros órgãos e vísceras do corpo. Mas outro órgão bastante associado à qualidade da vida mental e emocional é o Coração. Na Medicina Chinesa, o psiquismo é chamado de Shen (tradução: Mente), e funciona sob responsabilidade do Coração. Uma afirmação milenar diz que “O Coração governa Shen e Shen faz morada no Sangue”. Traçando um paralelo com a Medicina Ocidental, dizer que a Mente reside no Sangue é a mesma coisa que dizer que “os neurotransmissores que determinam o estado de saúde ou doença mental residem no sangue”, e é por isso que o Coração também é um órgão de importância fundamental no manejo dos transtornos psíquicos dentro da Medicina Chinesa. Sintomas como insônia, inquietação mental, memória e atenção pobre e palpitação são, na Medicina Chinesa, representativos de desordens envolvendo o Coração.

No caso da Ansiedade, outro órgão pode estar lesado: o Baço, que é ferido pela preocupação excessiva, atividade mental bastante comum e até mesmo dominante nos casos de TAG. Sintomas como perda ou ganho de peso, cansaço excessivo e falta de apetite são sintomas do TAG relacionados a desarmonias do Baço.

O primeiro passo no início do tratamento com a Medicina Tradicional Chinesa vai ser o estabelecimento de um diagnóstico (diferente do Ocidental), que vai identificar os principais órgãos e sistemas do corpo envolvidos e suas principais condições: se estão em excesso ou deficientes. O tratamento irá se destinar a trazer de volta a harmonia dos sistemas do corpo através de técnicas de tonificação no caso de deficiência e de sedação no caso de excessos. Para tal, além da Acupuntura Sistêmica, outras técnicas poderão ser utilizadas tais como a Fitoterapia Chinesa e o uso de fórmulas compostas que irão fornecer substratos ao organismo para auxiliá-lo em seu processo de recuperação, além de massagens e o uso de Moxibustão caso haja necessidade.

Além de trabalhar o corpo por meio das técnicas já citadas, existe uma infinidade de outras técnicas complementares ao tratamento no manejo dos problemas emocionais. Técnicas de relaxamento, visualização criativa e controle racional dos sentimentos podem ser utilizadas, além de exercícios físicos com importante ação sobre o aspecto mental, como Taijiquan, Wu Qin Xi e Qi Qong, que trabalham a mente e o corpo ao mesmo tempo. Além disso se farão necessários ajustes nos hábitos alimentares e prescrições de acordo com os preceitos da Cromoterapia Chinesa poderão ser feitas. Todas as técnicas citadas têm como objetivo harmonizar o organismo, trazendo de volta o equilíbrio perdido, mas vale ressaltar que nenhuma delas inviabiliza o tratamento com a Medicina Ocidental, muito pelo contrário: os tratamentos devem se somar, e não serem mutuamente excludentes. O tratamento, quando aderido, é bastante eficiente na remissão da inquietação mental e também de sintomas como palpitação, desconfortos digestivos, cansaço e, principalmente, nas dificuldades de sono. No aspecto específico da insônia, a Acupuntura costuma apresentar ótimos resultados já na primeira sessão de tratamento.






Reportagem - Jornal Piracicaba - 14/07/2013

Disfunções sexuais masculinas

$
0
0
A medicina chinesa tem uma rica tradição em diagnosticar e tratar problemas ginecológicos, poucos textos antigos ou modernos se dedicam aos problemas masculinos. Por exemplo, a medicina chinesa se refere ao “útero” em todos os textos clássicos, mas nenhuma menção nunca foi feita a prostata. É dito que o Du Mai, Ren Mai e Chong Mai nascem do aquecedor inferior e fluem através do útero, mas por onde eles passam no homem? Os clássicos não dizem.

Esse artigo vai discutir a fisiologia do órgão sexual masculino, alguns aspectos patológicos e o tratamento das seguintes condições:

* Disfunções eréteis
* Ejaculação precoce
* Baixa contagem de espermatozoides.

Antes de discutir o tratamento de condições específicas, vamos ver quais os canais que afetam os genitais masculinos e como o pênis, testiculos, vesícula seminal e próstata são abordados pela medicina chinesa.

O capítulo 65 do “Spiritual Axis” diz: “ O Ren e o Chong Mai se originam no Aquecedor Inferior (literalmente “Bao”)”. “ O termo usual usado no “Spiritual Axis” is “Bao” que é frequentemente traduzido como “útero”. No entanto, o termo “Zi bao” se refere ao útero, e a palavra “Bao” indica a estrutura comum a homens e mulheres: na mulher seria o útero, no homem, é a “ Sala do espermatozóide”. Ambas estruturas residem o Aquecedor inferior e armazenam Jing, e como os Vasos Extraordinários se originam de lá, estão conectados diretamente ao Jing.

O Golden Mirror of Medicine (Yi Zong Jin Jian, 1742) diz: “ O Du Mai surge do baixo abdome, externamente no abdome, internamente no “Bao”... tambem chamado Aquecedor inferior tanto no homem quanto na mulher: na mulher ele é o útero, no homem ele é a “Sala do espermatozóde.”


O texto clássico, portanto, deixa claro que Bao é uma estrutura comum a homens e mulheres, os homens associados a “Sala do Jing” ( ou sala do espermatozoide  e as mulheres ao útero. A “Sala do espermatozoide  fica no aquecedor inferior, mas sabemos que eles são produzidos nos testículos, vesícula seminal e próstata. Creio que isso nos leva a entender que a próstata é uma estrutura equivalente ao útero e, portanto, o Du mai, Ren Mai e Chong Mai passam por ela.



CANAIS COM INFLUENCIA NA GENITÁLIA MASCULINA

Os genitais estão primariamente relacionados aos meridianos do Fígado e do Rim e ao Ren, Chong e Du Mai. O canal Luo do Figado circula a genitália. Enquanto a influencia do Ren mai nos genitais parece óbvia, do Du mai é sempre menosprezada.

No Su Wen, capitulo 60, é descrito um ramo anterior do Du Mai que flui para o genital externo, tanto masculino quanto feminino, e para o osso pubico e dele, ascende para o abdome no mesmo trajeto do Ren Mai.

O ramo do Du Mai que vai para o pênis e para a vagina tem importância clínica pois ele pode ser utilizado (no lugar do Ren Mai) nos problemas genitais masculino e feminino. Nós faremos isso preferencialmente quando houver deficiência grave no yang do Rim.


Os trajetos dos canais que passam pelos genitais são:

- Um ramo do Du Mai fui para baixo nos genitais.
- O meridiano principal do Rim, seu luo e um canal tendíneo-muscular flui através dos genitais.
- O meridiano principal do Fígado, seu luo, o divergente e o canal muscular circulam os genitais.

Patologias masculinas

Discutirei duas condições patológicas do sistema genital masculino: fleugma e estase de Jing.
Manifestações do Fleugma
- hipertrofia prostática
- Doença de Peyronie
- Priapismo
- Disfunção erétil
- sudorese nos genitais

Manifestações no genital de estase de Jing
Embora pareça estranho falar em em estase de Jing, ela ocorre nos homens e basicamente equivale a estase de sangue no útero.

As manifestações clínicas são:
dor “em facada” na região lombar
dor no períneo
dor no hipogástrio
dor nos testículos e no penis
disfunção erétil
ejaculação precoce
priapismo
hipertrofia prostática
embranquecimento dos cabelos prematuro
coceiras ou dor na região pubiana
alterações no esperma
doença de Peyronie
Lígua roxa

O PAPEL DO CORAÇÃO NO SISTEMA GENITAL MASCULINO

A função menstrual e sexual da mulher e a função sexual do homem se baseiam na coordenação e na harmonia entre o Rim e o Coração. A água do Rim e o fogo do Coração precisam nutrir-se mutuamente. Enquanto o Jing do Rim é a origem do esperma no homem e do sangue menstrual e dos óvulos nas mulheres, o Coração tem um papel importante na ereção e na excitação sexual.

Particularmente, no homem, o Coração tem um papel crucial na ereção, orgasmo e ejaculação. Bem como na descarga do sangue menstrual e na liberação dos ovos na ovulação dependem do descenso do Qi do Coração. Para executar essas funções, o Qi do Coração descente para se comunicar com o Qi do Rim.

A água do Rim precisa ascender para o Coração e o fogo do coração (o fogo Imperador fisiológico) precisa descender para o Rim, essa coordenação entre eles asseguram uma menstruação e ovulação normais e uma função sexual normal em ambos os sexos.

ascensão do Rim e o descenso do Coração na esfera menstrual e sexual é assegurada pela comunicação entre o Ren Mai e o Du Mai. De fato, esses dois vasos extraordinários se originam do espaço entre os Rins, ambos fluem para o útero (próstata no homem) e ambos fluem através do Coração.

O Du Mai e o Ren Mai formam uma espécie de circuito fechado e podem ser observados como um canal. Um Yang e um Yin. O Du Mai representa o Yang do Rim, e o Ren Mai o Yin na flutuação do yin e yang durante o ciclo menstrual. A comunicação adequada entre o Du Mai e o Ren Mai asseguram uma menstruação/ovulação normal e uma função sexual normal nos homens e mulheres.

Em relação a função sexual, durante a excitação sexual o Fogo Ministerial do Rim é aumentado e sobe para o Pericárdio e o Coração. Por esta razão a pessoa fica avermelhada na face ( a compleição é uma manifestação do Coração) e o batimento cardíaco aumenta durante a excitação sexual. Com o orgasmo e a ejaculação, existe um movimento descendente de Qi que libera o Fogo Ministerial armazenado para baixo; para que isso ocorra normalmnte, o movimento para baixo do Qi do Coração é fundamental.

O desejo sexual, a excitação, ereção e orgasmo dependem de três fatores principais:

- o ascenso da água do Rim e o descenso do fogo do Coração
- a comunicação entre Rim e Coração
- A conexão entre o Du e o Ren Mai

Se o Fogo Ministerial do Rim estiver deficiente haverá uma queda da libido em ambos os sexos e inabilidade de atingir o orgasmo nas mulheres e impotência no homem. Se o Qi do Coração e o Sangue estiverem deficientes e não descerem para se comunicar com o Rim, poderá haver importencia e ejaculação precoce no homem e incapacidade de atingir o orgasmo mesmo quando a excitação sexual acontecer.

Na “Discussão sobre o sangue” escrito em 1884, por Tang Zong Hai, temos : “ o fogo é yang e gera o sangue que é yin. Por outo lado, o Sangue nutre o fogo e garante que ele não flua para cima, e o sangue umedece o aquecedor inferior. Ele é estocado no Fígado, preenche o “Mar de sangue” e o Chong, Ren e Dai Mai, e aquece e nutre o corpo inteiro... Quando o sangue umedece o aquecedor inferior e o Mar do Sangue, e o Fogo do Coração flui para baixo para o umbico, então o sangue está fluindo e o fogo não queima excessivamente, e os homens ficam livres de doenças e as mulhers férteis.”

Nesta passagem, fica aparente que o Qi e o Sangue do Coracao precisam fluir para baixo, para o Aquecedor Inferior para interagir com o Sangue e o Jing.

DISFUNÇÃO ERÉTIL

FATORES QUE AFETAM A EREÇÃO

* Du Mai – Rim – Yang – Fogo Ministerial – Fogo do Ming Men
* Sangue – Sangue do Coração
*Chong Mai (de quatro maneiras)

  - Mar do Sangue
  - Qi pós celestial ( no E30 Qichong)
  - Qi pré celestial (no Ren 1 Huiyin, R13 Qixue e Ren 4 Guanyuan)
  - Influencia no pênis pelos músculos zong
* Canais do Fígado (M.P., Luo, Muscular e Divergentes) tem trajeto ao redor do penis
* Fatores patógenos como Umidade, Estase de Sangue e do Jing.

DEFICIÊNCIA DO YANG DO RIM

Impotência, lombalgia, vertigem, zumbidos, urina constante e clara, micção noturna, sensação de frio, lombar e joelhos frios, língua esbranquiçada, pulso fundo e fraco.

Acupuntura:
ID3 esquerda com B62 na direita (vaso governador), B 23, VG 20, VC 6, VC 4, VC 3, R 3.

DEFICIÊNCIA DO YIN DO RIM

Impotência, lombalgia, vertigem, zumbidos, pouca urina e escura, suor noturno, insonia, língua seca, pulso flutuante-vazio.

Acupuntura:
ID 3 na esquerda com B 62 na direita (Vaso Governador), B 23, VG 20, VC 6, Vc 4, VC 3, R 3, P 7 com R 6 (Vaso Concepção).

CALOR UMIDADE NO AQUECEDOR INFERIOR

Impotência, dificuldade e dor ao urinar, urina opaca, coceira nos genitais, corrimento, língua com saburra amarela e pegajosa com pontos vermelhos na parte posterior, pulso flutuante.

Acupuntura:
BP 4 na esquerda com CS 6 na direita (Chong Mai), F 5, BP 9 , VC 2, VC 3, F 1, F3.

CALOR UMIDADE NO MERIDIANO DO FÍGADO

Impotência, dificuldade e dor ao urinar, erupções nos genitais externos, irritabilidade, língua com a as laterais avermelhadas e saburra amarela e pontos vermelhos na base, e pulso firme.

Acupuntura:
BP 4 na esquerda com CS 6 na direita (Chong Mai), F 5, BP 9, BP 6, VC 2, VC 3, F1 e F 3.

DEFICIÊNCIA DE SANGUE NO FÍGADO

Impotência, tonturas, visão turva, depressão, insônia, língua palida e pulso agitado.

Acupuntura:
P 7 na esquerda e R 6 na direita (Ren Mai), B 23, VC 4, F 8, VC 3, E 36 e BP 6.

DEFICIÊNCIA DE CORAÇÃO E VESÍCULA BILIAR

Impotência, ejaculação precoce, depressão, timidez, suspiros, insonia, palpitação, assustar-se facilmente, língua pálida, pulso fraco.

Acupuntura:
ID 3 na esquerda B 62 na direita (Du mai). C 7, VB 40, VC 4, VG 40, E 36, BP 6.

DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO CORAÇÃO

Impotência, palpitações, tonturas, depressão, insônia, língua palida, pulso agitado.

Acupuntura:
ID 3 na esquerda e B 62 na direita (Du mai), C 7, C 5, VG 24, VC 15, VC 4, VC 3, B 15, BP 6.

ESTASE DO JING E FLEUMA

Impotência, dor nos testículos e no períneo, dor no hipogástrio, embranquecimento precoce dos cabelos, espermatozódes com anomalias (motilidade, formado, etc) opressão no peito, “corrimento”, língua roxa, pulso duro e escorregadio.

Acupuntura:
BP 4 na esquerda com CS6 na direita (Chong Mai), VC3, F5, BP 10, B34, E 40, BP 9.


EJACULAÇÃO PRECOCE


CORAÇÃO E RIM SEM COMUNICAÇÃO (Coração e Rim – Yin Xu)

Ejaculação precoce, calor nas 5 palmas, tonteiras, zumbidos, suor noturno, palpitação, dor lombar, depressão.

Acupuntura:
ID3 na esquerda e B63 na direita (Du Mai), C7. R7, VC15, VG20, B23, B32, VC4.

CORAÇÃO E RIM SEM COMUNICAÇÃO (Qi Xu)

Ejaculação precoce, tonteiras, zumbidos, palpitações, dor lombar, depressão e rosto pálido.

Acupuntura:
ID3 na esquerda e B62 na direita (Du Mai), C7, R7, VC15, VG20, B23, B32, VC4.


BAIXA CONTAGEM DE ESPERMA

DEFICIÊNCIA DO YANG DO RIM

Baixa contagem de esperma, tonteira, zumbido, dor lombar, costas e joelhos frios, micção frequente e urina clara, língua esbranquiçada e pulso fundo e fraco.

Acupuntura:
ID 3 esquerda com B62 na direita (Du Mai), B23, VG 4, R13,R12 e B32.

DEFICIÊNCIA DO YIN DO RIM

Baixa contagem de esperma, tonteira, zumbidos, sensação de calor no inicio da noite, sudorese noturna, dor nas costas, língua sem saburra, pulso flutuante e vazio.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC4, VC7, R13, R12 e B23.

ESTAGNAÇÃO DO QI DO FIGADO COM DEFICIÊNCIA DE RIM

Baixa contagem de esperma, dor lombar, tonteira, zumbidos, suor noturno, irritabilidade, distenção abdominal, língua sem saburra, pulso fraco e deslizante e duro na esquerda.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC4, R13, R12, B23, F3.

UMIDADE CALOR NO SISTEMA GENITAL

Baixa contagem de esperma, baixa motilidade, dificuldade e dor ao urinar, urina escura e opaca, língua com saburra amarela e pontos vermelhos na raiz, pulso escorregadio.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC9, E28, R12, VC3, VC5, B22, BP9.

ESTAGNAÇÃO DE QI E DE SANGUE

Baixa contagem de esperma, pouca motilidade, distensão e desconforto nos testículos  dor no períneo, dor hipogástrica  hipertrofia prostática, língua arroxeada.

Acupuntura:
BP4 na esquerda e CS6 na direita (Chong Mai), F3, BP10, B17, R14, E30.


BAIXA MOTILIDADE DO ESPERMATOZOIDE

DEFICIÊNCIA DO YANG DO RIM

Baixa motilidade do espermatozoide, face palida, tonturas, dor nas costas, micção frequente e pouca urina, etc.

Acupuntura:
ID3 na esquerda e BL62 na direita (Du Mai), B23, VC4, R13, R12, B32.

DEFICIÊNCIA DO YIN DO RIM COM CALOR VAZIO

Baixa motilidade de espermatozoide, dor nas costas, tonturas, zumbidos, suor noturno, calor dos 5 palmos, rosto avermelhado, sonhos e polução noturna, língua vermelha com saburra, pulso rápido, vazio e flutuante.

Acupuntura:
P7 na esquerda e R6 na direita (Ren Mai), VC4, R12, C6, R3, VC7.




Acupuntura e seus benefícios

Acupuntura Estética Corporal

$
0
0
A Acupuntura Estética é uma ramificação* da acupuntura tradicional, associada a outras técnicas, com o objetivo de devolver o equilíbrio energético às estruturas corporais resultando em bem estar e autoestima. É uma opção muito eficaz, praticamente indolor e livre de efeitos colaterais. Sua diferença está na avaliação do paciente como um todo, pois problemas estéticos normalmente são resultados de desequilíbrios nos órgãos internos.

Indicação

·         Combater a Obesidade; inibindo o apetite e proporcionando a redução de medidas.

·         Auxiliar na perda de gordura localizada (abdominal, flancos, culotes).

·         Melhorar o aspecto da estria e ajudar na prevenção de novas estrias.

·         Melhorar o aspecto da celulite.

·         Melhorar o aspecto da quelóide e ajudar na prevenção do seu aparecimento.
·         Pós-operatório de cirurgias plásticas - acelerando a cicatrização, proporcionando ainda o alívio da dor e diminuindo o risco de sequelas.

Tratamento

O tratamento consiste em cerca de 10 sessões, sendo que cada aplicação tem a duração de aproximadamente 45 a 90 minutos, dependendo da quantidade de técnicas utilizadas.

Os resultados são percebidos já nas primeiras sessões e isso estimula o indivíduo a seguir um caminho melhor no sentido de reequilibrar sua alimentação e ter uma vida mais tranquila e saudável. No final de cada sessão o paciente relata sentir-se mais leve, mais ágil, com uma sensação de relaxamento e bem-estar, devido ao efeito ansiolítico proporcionado pela acupuntura.

Investimento


R$120,00 por sessão

Acupuntura em cinco pontos da orelha ajuda a emagrecer

$
0
0

Acupuntura em cinco pontos da orelha ajuda a emagrecer, aponta pesquisa
Um novo estudo coreano aponta que sessões de acupuntura podem ajudar a emagrecer. Pacientes com sobrepeso que receberam estímulos com as agulhas em cinco pontos específicos da orelha tiveram uma redução média de 6,1% no índice de massa corporal (IMC) após oito semanas de tratamento, além de diminuição da gordura corporal, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16), pela publicação científica Acpunture in Medicine. A revista é parte do grupo British Medical Journal (BMJ), um dos mais conceituados da área médica. Foram analisados 91 adultos com sobrepeso. Eles foram orientados a seguir um padrão alimentar específico, com a exclusão de alguns alimentos, como petiscos, carne e farinha de trigo. Além disso, foi solicitado que, durante o tratamento, não realizassem mais exercícios físicos do que estavam acostumados. Todos os participantes passaram por testes no início, no meio e no final do tratamento, para verificar o IMC, a circunferência abdominal, a porcentagem de gordura corporal e o nível de pressão arterial.
 
Para avaliar a influência da acupuntura no emagrecimento, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos. Foram designados 31 voluntários, escolhidos aleatoriamente, para receber o tratamento em cinco pontos da orelha que popularmente são estimulados em clínicas da Coreia para tratar a obesidade. Para os praticantes da técnica, cada ponto corresponde a uma parte ou sensação do corpo. Os pontos estimulados foram  regiões correspondentes a baço, estômago, apetite e sistema endocrinológico, além de um local considerado chave, chamado Shen-men, ou porta da mente. As agulhas eram mantidas nesses pontos com uma fita adesiva cirúrgica durante uma semana e, depois, o procedimento era refeito, até que fossem completadas as oito semanas. Outros 30 voluntários passaram por sessões de acupuntura com o estímulo em apenas um ponto da orelha – relacionado ao apetite. Os demais participantes receberam um tratamento placebo, em que as agulhas eram retiradas imediatamente após terem sido inseridas.
 
Os pesquisadores relataram no artigo que as diferenças entre os grupos começaram a aparecer após quatro semanas de tratamento. Enquanto a redução no IMC foi de 6,1% para as pessoas que receberam estímulos em cinco pontos da orelha, e diminuição foi de 5,7% entre aquelas estimuladas em apenas um ponto. Já no grupo que recebeu o tratamento placebo não houve alteração no IMC. Voluntários que receberam agulhas em cinco pontos das orelhas também tiveram uma diminuição da taxa de gordura corporal, situação que não foi observada entre os demais participantes. Não houve diferenças significativas na pressão arterial entre os grupos.



Boas Festas !

De sarna à epilepsia: acupuntura promete tratar enfermidades no corpo inteiro

$
0
0
As agulhas são aplicadas por acupunturistas em mais de 350 pontos do organismo para equilibrar as energias e amenizar sintomas

Técnica milenar da medicina chinesa, a acupuntura conta atualmente com mais de 1,8 mil profissionais especializados no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. O método chinês acredita que o funcionamento do corpo se dá por energias, explicou o professor do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, Henrique Cirilo. ”Existem caminhos enérgicos que percorrem o corpo todo, chamados meridianos. Eles formam um circuito-elétrico fechado”, explicou.
São 12 meridianos principais que abrigam mais de 350 pontos com menor tensão elétrica. A doença, segundo Cirilo, é considerada um curto-circuito no organismo e, para regular a tensão elétrica, os profissionais usam agulhas em diferentes pontos e posições para tratar problemas da cabeça aos pés. Apesar da discussão sobre a necessidade da formação médica para acupunturistas, segundo o profissional Walter Galvão, “a medicina oriental é totalmente diferente da ocidental”.
No emaranhado de meridianos, a acupunturista Luci falou sobre a existência de três canas Yin nas mãos, que vão dos membros ao tórax, responsáveis pelo pulmão, pericárdio e coração; três canais Yin dos pés, que vão dos membros ao tórax também e cuidam do baço, pâncreas, fígado e rins. Já em relação à energia Yang, as mãos têm os canais que partem do peito até as extremidades e estão ligados ao intestino grosso, triplo aquecedor (sistema do metabolismo), e intestino delgado. Estômago, vesícula biliar e bexiga ficam a cargo dos três canais Yang nos pés, que começam no rosto, dão a volta pela cabeça e descem até os pés, descreveu Luci.
É comum a aplicação das agulhas em mais de um ponto para tratar o problema, de acordo com os profissionais. Confira a seguir as atribuições medicinais dos pontos localizados nos 12 meridianos principais, de acordo com o livro Acupuntura Clássica Chinesa. A técnica chinesa deve ser aplicada apenas por profissionais formados e com conhecimento em medicina oriental.

Muitas razões para fazer ACUPUNTURA

Acupuntura

SEGUREM O JING!

$
0
0

Lembrem-se de alguns detalhes importantes:
** O álcool em excesso gera calor interno –> resseca os fluídos corpóreos, gera dores articulares e musculares. Prejudica o estômago, gerando queimação, dor e vômitos. O calor interno também gera agressividade, o que justifica muitas brigas após tomar aquela(s) cervejinhas!
** O excesso de atividade física (no caso pular muito carnaval) –> prejudica o Yang do Rim e do Baço, e em longo prazo gera fraqueza muscular, fadiga, e em casos mais graves até mesmo depressão.
** Atividade sexual excessiva, falta de repouso adequado –> lesa o Yin do Rim, prejudica o Jing, encurta nossa vidinha na Terra, causa envelhecimento precoce! Se você quer viver muito, pratique sexo com moderação e descanse sempre que o corpo sentir necessidade!
** Má alimentação –> prejudica o Estômago, o Baço-Pâncreas e até mesmo o Pulmão, que fica aguardando o produto da digestão destes órgãos para transformar a energia de defesa (Wei Qi) e a energia nutritiva (o Ying Qi). Comer mal, ou comer pouco deixará o indivíduo fraco, com o sistema imune deprimido e estará sujeito a contrair diversas doenças oportunistas, como a gripe, por exemplo.
MAS para tudo que tem um lado ruim, existe o lado bom….
** Alegria –> o clima de alegria do carnaval nutre o coração, faz o sangue circular melhor nos vasos sanguíneos, evita problemas cardíacos, promove um bom sono e revigora as energias.
** 4 dias de folga –> para aqueles que sabem aproveitar com saúde, existe a possibilidade de acalmar a mente, o que faz com que os órgãos Coração, Baço e Rim (que tem influências diretas na mente) trabalhem melhor, deixando o indivíduo com maior força de vontade, melhor memória, e até mesmo com um senso de prioridade maior, desenvolvendo assim a organização e uma vida mais tranquila.
Em Resumo: Tudo na vida que é aproveitado com equilíbrio gera benefícios no corpo. Não existe apenas o lado CARNAVAL QUE PREJUDICA, nem o somente o lado CARNAVAL QUE FAZ BEM, o que existe sempre é o CAMINHO DO MEIO!
Aproveitem com Saúde!
Fonte : Fernanda Mara

ENTENDENDO O PARKINSON SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

$
0
0

A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da acetilcolina, (que gera os tremores e a rigidez), definição esta, da Medicina Tradicional Ocidental.


Na maioria dos casos, o início da doença se dá entre os 50 e 60 anos sendo o primeiro sintoma o tremor das mãos. A face perde seus movimentos expressivos deixando o doente com o “rosto mumificado”. A coordenação fina, como a habilidade de escrever, se torna cada vez menor.

Na MTC, a Doença de Parkinson aparece sob o sintoma de “Convulsões” e é sempre relacionada ao Vento do Fígado. Porém, há que se saber que o tremor é SEMPRE devido à falta de nutrição dos Meridianos e tendões pelos fluídos e pelo sangue. Obtendo essa compreensão, é necessário que o Acupunturista que irá tratar o doente de Parkinson sempre use pontos para eliminar o Vento do Fígado e pontos para Nutrir o Qi e o Xue.

Mas o que causa a doença de Parkinson?

1) Excesso de Trabalho e de Atividade Sexual –> Causa a deficiência do Yin do Rim que falha em nutrir o Yin do Fígado gerando aumento do Yang do Fígado que, consequentemente, gera vento e portanto, tremores.

2) Alimentação: alimentos que geram mucosidade (como leite, derivados e comidas com alto teor de gordura) se combinam com o Fogo, principalmente se o indivíduo consumir bebidas alcoólicas. Se associados ao Vento do Fígado, já comum em idosos, ocorre Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** É importante saber que a mucosidade obstrui os Meridianos e impede os fluídos e o sangue de nutrí-los, gerando tremor.

3) Estresse Emocional: A raiva, a frustração e o ressentimento causam ascensão do Yang do Fígado, que com o tempo, pode gerar Vento interno. O simples fato de existir vento interno já pode ocasionar sintomas de Parkinson.

Como deve ser feito o Tratamento de Acupuntura?

- Primeiramente é necessário usar pontos gerais para expelir o vento, como: VB20, IG11, TA5, VB34, F3.

- É necessário também ser utilizados pontos locais no membro afetado pelo tremor, melhorando assim a nutrição tecidual diminuindo os tremores e qualquer outro tipo de incomodo como as dores. São pontos gerais para o braço: IG11, IG10, TA5 e IG4 e para a perna: E31, VB31, E36, VB34 e E41.

Na doença de Parkinson, 3 Padrões podem ser diferenciados:

1) Deficiência de Qi e Sangue:

Sintomas: tremor demorado de um membro, tez pálido-amarelada, expressão facial fixa, falta de vontade de falar, rigidez occipital, cãibra nos membros, dificuldade em mover-se, andar descoordenado, tontura, visão borrada, transpiração que piora com o movimento. Língua: pálida, inchada, trêmula e denteada. Pulso: Fino.

Tratamento: Tonificar o Qi e Nutrir o Sangue, Fortalecer os Meridianos de Conexão e expelir o Vento.

Pontos Gerais: E36, BP6, VC4, F8, VB34.

2) Mucosidade – Calor Agitando o Vento (Alimentação):

Sintomas: Obesidade, expressão facial fixa, falta de vontade de praticar exercícios, sensação de opressão no tórax, boca seca, transpiração, tontura, escarro amarelado, rigidez no pescoço e nas costas, tremor de um membro que pode ser cessado.Língua: Vermelha, revestimento amarelo pegajoso. Pulso: em Corda, Fino e Rápido.

Tratamento: Eliminar a Mucosidade, clarear o Calor, extinguir o Vento e fortalecer os meridianos de conexão.

Pontos Gerais: E40, VC12, B20, BP6, BP9, F3.

3) Deficiência de Yin do Fígado e Rim (Excesso de Trabalho/Sexo):

Sintomas: Constituição magra, tontura, zumbido, insônia, sono perturbado pela presença de sonhos, cefaléia, transpiração noturna, inquietação mental, dor nas costas e nos joelhos, formigamento dos membros, rigidez no pescoço e nas costas, tremor na cabeça e queixo, dentes cerrados. Tremor prolongado de um membro com amplitude acentuada. Cãibras nos membros, andar difícil e desajeitado, expressão facial fixa, memória fraca. Língua: Fina, vermelha sem revestimento e móvel. Pulso: fino e rápido ou flutuante e vazio.

Tratamento: Nutrir o Yin, extinguir o vento, fortalecer os Meridianos de Conexão.

Pontos Gerais: VC4, B23, R3, BP6, B18, F8 e F3.

Qual o Prognóstico do Paciente Parkinsoniano?

A Doença de Parkinson pode ser controlada com grande progresso com a utilização da Acupuntura. E muitas vezes, quando há um padrão que envolve severa deficiencia de Qi e/ou de sangue, além da acupuntura, será necessária a utilização das ervas chinesas, contudo, não há remissão total da doença.

Pesquisas mostram remissão de até 75% dos tremores do Parkinsoniano quando cuidados com acupuntura associada à fitoterapia e auriculoterapia.

Fernanda Mara

Língua

$
0
0
A Língua é considerada um micro-sistema. Por isso, Através dela é possível checar a condição dos órgãos através dos princípios da Reflexologia.


Existem muitos mapas de Língua, os mais usados trazem a seguinte distribuição:

- Ponta = Coração
- Logo atrás da ponta= Pulmão
- Centro da Língua = Estômago
- Nas laterais do Estômago = Baço-Pâncreas
- Laterais da Língua = Fígado e Vesícula Biliar
- Fundo da Língua = Intestinos Delgado e Grosso e Bexiga
- Raiz da Língua = Rim

Para avaliar a Língua devemos ficar atentos nos seguintes quesitos:

1) Aspecto da Língua:
** de vida- quando aparenta boa nutrição, movimentação e brilho
** de morte- quando aparenta secura, rigidez
** formato da língua

2) Saburra: a Língua normal possui saburra fina, levemente translúcida e bem distribuída da raiz até a ponta. Então precisamos checar:
** cor – mostra presença de calor ou frio
** espessura – mostra presença ou ausência de umidade

3) Cor do corpo da Língua abaixo da Saburra: a Língua normal possui cor vermelha clara.

Assim, qualquer alteração destes ítens devem ser anotados, e uma pequena tabela de resumo pode ser feita de acordo com alguns padrões abaixo:

1) Alterações na Saburra

A) se muito grossa – presença de umidade no local reflexo (Ex: se a saburra é grossa no centro sa língua, o paciente possui umidade no estômago) – princípio de tratamento: drenar a umidade.

B) se ausente em toda língua – deficiência de energia Yin e/ou fluídos.

C) se ausente em locais determinados: deficiência de Yin ou secura do local acometido. (Ex: se no centro não houver saburra, o paciente sofre de Deficiência de Yin/ fluídos do estômago) – princípio de tratamento: tonificar o Yin

D) se amarela: presença de calor no local acometido – princípio de tratamento: remover o calor.

E) se branca: presença de frio no local acometido – princípio de tratamento: usar moxa e mover o Qi e o Sangue, uma vez que o frio “congela a circulação”.

F) se a saburra está sem raiz (“despregando” da língua) – Deficiência de Qi geral – nestes casos é necessário tonificar o Qi, o sangue e a essência.

** os sintomas podem se somar, e a língua pode apresentar saburra espessa e amarela, o que denota presença de calor e umidade.

2) Alterações na cor da Língua:

A) se vermelha escura: presença de calor no local acometido -princípio de tratamento: eliminar calor

B) se vermelha queimada/ alaranjada: presença de calor tóxico/fogo -
Princípio de tratamento: eliminar o fogo e tonificar os fluídos Yin.

C) se pálida: deficiência de sangue no local acometido- princípio de tratamento: tonificar o sangue

D) se preta: Viroses, casos terminais de doenças graves, calor tóxico – princípio de tratamento: eliminar o calor, tonificar o Qi, o sangue e a essência.

E) se púrpura ou azulada: estagnação de sangue do local acometido (Atenção – estagnação pura de Qi não muda a cor da língua) – princípio de tratamento: mover o sangue.

3) outras alterações comuns na Língua:

A) Língua desviada para o lado: presença de vento interno acometendo principalmente o Fígado – princípio de tratamento: remover o vento interno, tonificar o Yin do Fígado (na maioria das vezes o vento interno é uma consequência do Yin do Fígado baixo permitindo a elevação do Yang com pseudofogo).

B) Língua trêmula: pode ser ocasionada por vento interno ou por deficiência geral de Qi – princípio de tratamento no caso de deficiência geral de Qi: tonificar o Qi. Um bom ponto é o VC6.

C) Língua com marcas de dentes nas laterais, ou muito curta ou muito larga, ou grossa: ocorre quando o Baço falha em “manter os órgãos em suas posições originais”, alterando tamanho e espessura da língua. As marcas de dentes ocorrem pois a língua larga pressiona contra a arcada dentária. Neste caso, o princípio de tratamento consiste em tonificar o Qi do Baço.

Existem muitos pontos relacionados à cada alteração da Língua e através das altrações podemos ter certeza de alguns sintomas. Por isso é necessária uma avaliação minuciosa, para saber onde está o calor, ou o frio, ou a deficiência do, etc.
Vamos dar o exemplo do calor:
- Se a língua estiver vermelha da ponta = calor de coração. Sintomas associados: palpitações, insônia, ataques de riso, etc – sugestão de pontos: C3, C7.

- Se a Língua estiver vermelha no centro = calor de estômago. Sintomas associados: queimação de estômago, refluxo, fome excessiva – sugestão de pontos: E44, E36.

- Se a Língua estiver vermelha nas laterais – calor ou ascendência do Yang do Fígado. Sintomas associados: irritabilidade, dificuldade de digerir gorduras, insônia, sono perturbado por sonhos, etc – sugestão de pontos: F2, F3, F8.

Fernanda Mara

Acupuntura

O tratamento dos Transtornos Alimentares na Medicina Tradicional Chinesa

$
0
0

Na China Antiga as doenças eram compreendidas como o resultado de um processo através do qual espíritos ou fantasmas invadiam o corpo, causando desarmonias. Os transtornos mentais e emocionais eram entendidos como manifestações de um outro ser, que habitava um corpo que não lhe pertencia – quase como se fossem possessões, algo ou alguém que não deveria estar ali assumia o controle daquela vida, sem que a vítima daquela condição pudesse fazer algo a respeito. Nestes casos, o tratamento se iniciava primeiramente com a expulsão do fantasma, espírito ou entidade possessora; em seguida, uma série de ações eram tomadas para que o controle sobre a própria vida pudesse ser restabelecido pelo doente.



Evidentemente que, com o passar do tempo, a observação constante dos estados de saúde e de doença foram modificando esta compreensão sobre os estados patológicos. Entretanto, a metáfora da possessão é uma excelente descrição de como algumas doenças podem ser de fato compreendidas como estranhos invasores; este é o caso dos Transtornos Alimentares (TAs). Tanto para quem sofre destes males quanto para os familiares e entes queridos que acompanham a dura batalha do doente, de fato parece que algo ou alguém que não deveria estar ali assumiu controle sobre aquele corpo, retirando daquele que sofre qualquer possibilidade de escolha. À medida em que a doença avança, não apenas a “voz” do TA se torna mais alta e forte, como a vítima do transtorno também vai se tornando cada vez mais inacessível – inacessível até para si mesma. De fato, é como se uma entidade se manifestasse, tomasse propriedade sobre não apenas aquele corpo, mas também sobre suas escolhas, seus sonhos e esperanças. 

Os Transtornos Alimentares se apresentam de várias maneiras, mas podem ser, de modo geral, agrupados em torno de três principais condições diagnósticas: a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e a Compulsão Alimentar Periódica. 
Transtornos Alimentares: caracterização 
Por mais que homens também possam apresentar TAs, eles são incrivelmente mais comuns entre mulheres. A Anorexia Nervosa se caracteriza, em linhas gerais, pela recusa em manter um peso corporal mínimo; a Bulimia Nervosa se caracteriza pela ocorrência de repetidos episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios tais como vômitos, uso de laxantes, jejuns prolongados ou exercícios fisicos excessivos; a Compulsão Alimentar Periódica se caracteriza, da mesma forma que a Bulimia Nervosa, pela repetição dos episódios compulsivos, sem que os comportamentos compensatórios sejam adotados. 
Sem restringir a compreensão dos TAs acerca de critérios diagnósticos específicos, pode-se dizer que estes se definem pela existência contínua de pensamentos obsessivos em relação à alimentação, calorias, pesos e medidas, além da distorção da imagem corporal e de sintomas de ansiedade e depressão, sempre muito presentes. Outros comportamentos associados aos TAs são: dificuldade em tomar decisões, dificuldade de concentração, negação da sensação de fome, do cansaço e das próprias emoções, privação do sono auto-infringida, preocupação exagerada com os alimentos ingeridos (planejamento obsessivo dos alimentos a serem consumidos, rituais ao se alimentar), hiperatividade física e exercícios compulsivamente desempenhados, dificuldades nos relacionamentos pessoais, obsessão com a perfeição, auto-punição, competitividade exagerada, tendências suicidas, letargia e pensamento incoerente ou irracional.   
Alguns outros sintomas bastante presentes na clínica dos TAs são: amenorréia, perda de interesse no sexo, bradicardia, pressão baixa, hipotermia, perda de cabelo e edema, alterações hormonais significativas, constipação intestinal, pele seca e com rachaduras, unhas fracas, cáries e doenças periodontais, inflamação do esôfago em decorrência dos vômitos (e em casos severos, ruptura da parede do esôfago) e também glândulas salivares aumentadas na Bulimia Nervosa. 
Muitas são as causas dos TAs, e as principais se relacionam a histórico de TA na família ou preocupação familiar excessiva com questões de peso e alimentação; histórico de transtornos de humor na família tais como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar; comportamentos familiares autoritários (principalmente na Anorexia Nervosa) ou negligentes (na Bulimia Nervosa e na Compulsão Alimentar Periódica); contexto sociocultural caracterizado pela extrema valorização da magreza; disfunções bioquímicas no metabolismo da serotonina e da noradrenalina; histórico de abuso sexual ou de experiência sexual traumática; traços de personalidade tais como baixa auto-estima, introversão, perfeccionismo, impulsividade, instabilidade afetiva, comportamento evitativo ou ansioso; geralmente o TA é desencadeado pela adesão a alguma dieta ou restrição de grupo alimentar. Ainda, é importante dizer que a comorbidade de TAs com outros transtornos de humor e dependência química é bastante grande. 
Tratamento dos TAs na Medicina Ocidental 
Devido à sua etiologia multifacetada, o tratamento clássico dos TAs na Medicina Ocidental também é multifacetado e inclui profissionais de diversas disciplinas tais como médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. O uso de antidepressivos é comumente adotado e a hospitalização pode ser necessária para a recuperação e, principalmente, para adesão ao tratamento. 
Estudos recentes apontam que os índices de recuperação total são maiores para os casos de Bulimia Nervosa do que para os casos de Anorexia Nervosa, em que a taxa na mortalidade varia de 10 a 35%. Um estudo conduzido no Harvard Medical School (Herzog, 1999) acompanhou um grupo de mulheres por um período que variou de 3 a 9 anos, e os resultados foram: 33,7% das mulheres com Anorexia Nervosa e 73,8% das mulheres com Bulimia Nervosa se recuperaram totalmente, mas 40% das com Anorexia e 35,3% das com Bulimia apresentaram recaídas. As concluões do estudos também apontaram para a importância da compreensão de que dificilmente encontra-se um TA “puro”, sendo as demais condições patológicas presentes (as comorbidades) tão ou mais importantes do que o próprio TA. 
Transtornos Alimentares e Medicina Tradicional Chinesa 
A Medicina Tradicional Chinesa vem sendo usada há milhares de anos no tratamento de doenças; de acordo com a teoria médica chinesa, existe uma energia vital universal chamada Qi que existe em todos os seres vivos e que flui pelo corpo através de canais chamados Meridianos de Energia. Se este fluxo de energia é obstruído por algum motivo, surgem as doenças. São diversas as ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa que se destinam a reestabelecer este fluxo harmônico de Qi pelo corpo, trazendo de volta o estado de saúde para o organismo; a Fitoterapia, Acupuntura, Massagem e técnicas meditativas e respiratórias (Qi Gong) são quatro das mais famosas e conhecidas ferramentas, e todas são utilizadas de acordo com a análise individual de cada caso. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a mesma doença do ponto de vista Ocidental pode assumir uma grande variedade de diferentes síndromes.
Muitos dos tratamentos oferecidos para os TAs, tanto na visão Ocidental quanto Chinesa dos quadros, vai se destinar a dar conta das chamadas “doenças secundárias” ao início do TA, tais como as náuseas, dor e distensão abdominal, constipação, diarréia, síndrome do intestino irritável e refluxo gástrico. Todos estes sintomas prejudicam na recuperação pois constituem empecilhos fisicos à retomada da ingestão de alimentos. As complicações médicas dos TAs atingem uma gama imensa de sintomas, que vão de dores de cabeça à infertilidade e, nestes casos, a Medicina Chinesa pode ajudar muito com poucos ou nenhum efeito colateral. 
Entretanto, os benefícios da Medicina Chinesa no campo da vida emocional e psíquica é que são inestimáveis. As alterações emocionais são tanto causa como consequência dos TAs e podem ser realmente agonizantes e extenuantes. Além disso, os fatores emocionais associados aos TAs que podem tanto causar como manter um TA nem sempre são totalmente claros e de fácil entendimento e compreensão. O trabalho psicoterápico é fundamental para a elaboração e dissolução destes conflitos, mas a Medicina Tradicional Chinesa  – e em especial a acupuntura – podem ajudar a diminuir sintomas como a depressão, a ansiedade, sintomas obsessivos, insônia, isolamento social, irritabilidade e impulsividade. 
Dada a natureza emocional destes transtornos, modalidades terapêuticas que amenizem o sofrimento psíquico são inestimáveis para a condução dos casos. Sensação de relaxamento mental e tranquilidade são sempre vivências comumente relatadas após as sessões de tratamento com acupuntura, bem como a melhoria da qualidade do sono logo após a primeira sessão de tratamento. A redução do estresse, da ansiedade e dos pensamentos obsessivos são encarados, frequentemente pelos pacientes, como uma “luz no fim do túnel” que diminui o volume da voz do transtorno, de um modo diferente do que ocorre em outros tratamentos. Independentemente da compreensão exata, da capacidade de “insight” da paciente ou do grau de entendimento que a pessoa ja adquiriu acerca de seu adoecimento, a Acupuntura e a Medicina Chinesa são ferramentas poderosas que irão ajudar a paciente a viver seu processo de recuperação com maior qualidade de vida e maior conforto em sua rotina cotidiana. 
Em um estudo conduzido com a aplicação de acupuntura no tratamento de TAs (Ren et al, 1999), 30 pacientes com Anorexia Nervosa foram tratadas com o agulhamento de meridianos de energia específicos por 30 minutos. No decorrer das sessões, 25 delas relataram melhora substancial dos sintomas de depressão, ansiedade, pensamentos obsessivos e idéias ruminantes, além da melhoria da qualidade do sono. 5 delas relataram melhora mas abandonaram o tratamento antes da conclusão dos estudos. 
Não existem soluções mágicas para nenhum estado de desequilíbrio energético da saúde – e não é diferente no caso do tratamento dos TAs. Mas em função de sua concepção holística do ser humano (mente, corpo e espírito são apenas manifestações diferentes da mesma energia), as ferramentas da Medicina Chinesa vão permitir que estas três instâncias sejam tratadas ao mesmo tempo, sem importar tanto o que deu origem ao quê – ou o que veio antes, o ovo ou a galinha. Tratando a mente trata-se o corpo, e vice-versa. A combinação da Acupuntura e de outras técnicas da Medicina Chinesa como exercícios de relaxamento, respiração, meditação, à ferramentas tradicionais como psicoterapia e reeducação alimentar possibilitará à quem sofre destes males uma recuperação mais rápida, com efeitos colaterais mínimos e maior qualidade de vida. 
Tratamento com Fitoterapia 
Como já foi citado anteriormente, cada caso é um caso e merecerá atenção especifica e diagnóstico feito por especialista. Entretanto, algumas ervas podem ser usadas de modo a aliviar sintomas específicos das condições características dos TAs. Algumas delas são: 
Panax Ginseng: auxilia o processo digestivo e ajuda a combater sintomas de ansiedade, depressão, insônia e inquietação mental. Trata casos de extremidades frias (pés e mãos), falta de ar, taquicardia, sudorese espontânea, fadiga, tosse crônica e seca, memória fraca, impotência e frigidez feminina. 
Rhodiola Rosea: auxilia o organismo a combater agentes estressores de todos os tipos e vem sendo reportada como uma eficiente erva no combate às alterações de humor e alívio da depressão. Estudos-piloto em seres humanos demonstraram que a planta pode melhorar o desempenho mental e reduzir a fadiga. Seus efeitos estão relacionados à otimização da serotonina e dopamina. 
Albiziae Cortex: acalma o espírito, estabiliza o humor, ajuda na insônia, nas flutuações dos estados de espírito, na melancolia e na depressão. Diminui a irritabilidade, melhora a qualidade da memória, fortalece os ossos e alivia dores em geral. 
Cyperi Rhizoma: auxilia nos desconfortos gástricos em geral (distenção no abdome, indigestão, dores no epigástrio), hormonais e menstruais (amenorréia, menstruação irregular) e dores em geral. Contra-indicada para pacientes grávidas e em alguns casos de desnutrição profunda. 
Menthae Haplocalycis Herba: indicada para dores de cabeça, sensação febril, visão turva e borrada, dor de garganta, dor de estômago, úlceras na boca e na língua, irritabilidade, ansiedade e depressão. 
Tratamento com Acupuntura: cuidados aos profissionais
 Alguns cuidados específicos devem ser observados pelos profissionais que se confrontam com casos de pacientes portadoras de Transtornos Alimentares, principalmente no que se refere às mais fragilizadas em seu estado de saúde, muito magras ou com deficiências severas. 
A quantidade de agulhas utilizadas deve ser reduzida, as agulhas mais finas e a profundidade dos pontos mais superficializada. O corpo não pode ser sobrecarregado por estímulos variados, e sim induzido naturalmente ao equilíbrio. O Qi superificial destas pacientes estará bastante “tenso”, e por isso podem ocorrer variações na percepção do Te Qi (sensação de agulhamento). Ainda, o uso de eletroacupuntura deve ser evitado.

4 maneiras de manter o cérebro jovem

$
0
0


Um dos segredos para maior longevidade que você vai aprender é como cuidar do seu cérebro durante toda a sua vida inteira. Que melhor momento para aprender a prevenir a degeneração e fortalecer uma forte mente bem equilibrada do que o presente! Aqui estão 4 dicas de ponta para ligar o seu cérebro.


Omega-3 é um reforço para o cérebro


Você pode ter ouvido que é ótimo para a sua saúde tomar óleo de peixe todos os dias, mas você já se perguntou por quê? O óleo de peixe, juntamente com sementes de linhaça e nozes, contém altos níveis de ômega-3 e ácidos graxos. Nós sabemos há algum tempo que o ômega-3 ajuda a saúde cardiovascular, mas a ligação entre a saúde cardiovascular e a saúde cognitiva é relativamente recente. Novos estudos científicos indicam que as pessoas com maiores níveis de ômega-3 são mais propensas a ter um bom desempenho em testes cognitivos de memória visual, atenção e pensamento abstrato, e para apresentar menor diminuição do cérebro relacionada com a idade. Ômega-3 também é muito útil para reduzir a pressão arterial, que pode piorar a sua memória, inibindo a nutrição de células cerebrais.

Combine esta mistura simples antienvelhecimento para trazer o poder do ômega-3 com você onde quer que vá. Combine nozes, pinhões, sementes de gergelim, sementes de abóbora, frutos secos goji, damascos secos, e mirtilos secos juntos e mantenha em um pequeno recipiente selado. Coma um punhado de mistura ou adicione iogurte sem açúcar com um pouco de semente de linhaça moída. Isso dará um impulso  saudável ao seu cérebro!


Suplemente a saúde do seu cérebro


O Ômega-3 é apenas a ponta do iceberg do um cérebro saudável! Aqui estão alguns suplementos que irão aumentar a longevidade do seu cérebro e destreza mental:


Ginkgo Biloba - médicos chineses compararam a forma da folha de gingko com a forma do cérebro, e concluíram que isso significava que a erva iria beneficiar a saúde do cérebro. Como se vê, este suplemento tradicional pode reforçar o aprendizado, pensamento, etc. Fica sua boa reputação em virtude da sua capacidade de aumentar a circulação do sangue, para além de nutrientes e fluxo de oxigénio para o cérebro e outros órgãos. Você pode preparar um chá de ginkgo ou levá-la em forma de suplemento.


Algas azuis, verdes, chlorella, spirulina são fontes de energia, proteínas que ajudam a função saudável do cérebro. Elas são de fácil digestão e contêm um impulso adicional à saúde com mais de cem minerais.


Glutamina é um aminoácido útil que é especialmente popular entre os atletas. Não só ajuda a minimizar a degradação do tecido muscular, mas também converte em ácido glutâmico, um combustível potente para o cérebro. Você pode tomar glutamina como suplemento, ou encontrar naturalmente consumindo carne bovina, frango, iogurte, couve, ou espinafre cru.


Corpo em forma, cérebro em forma


Mais uma boa notícia sobre o exercício: novos estudos sugerem que o exercício pode ajudar a alimentar o seu cérebro! Os movimentos físicos exigem muito do cérebro. Durante o exercício, estamos rapidamente ativando e estimulando os neurônios em nossos cérebros, que enviam e interpretam as mensagens que permitam aos nossos corpos se moverem.


Claro que, com essa atividade cerebral aumentada durante o exercício vem um aumento da necessidade de reabastecer com nutrientes. Até recentemente, os pesquisadores não entendiam como os neurônios se alimentavam durante o exercício, mas novos estudos com animais provenientes do Japão revelaram que, quando privado de açúcar no sangue, os neurônios são realmente capazes de manter seus níveis de energia por absorção de glicogênio, um carboidrato armazenado, a partir de células vizinhas. Nestes estudos, ratos trabalhados em esteiras, comeram imediatamente após o exercício, e a comida parecia dar certo para o seu cérebro, às vezes aumentando os níveis de glicogênio do cérebro em 60% nas áreas do cérebro associada ao aprendizado e memória. Após 24 horas, os níveis de glicogénio voltaram ao normal, a menos que exercício fosse repetido todos os dias.


O que isso significa? Estes estudos preliminares sugerem que você pode ser capaz de desenvolver um cérebro melhor, mais nítido, armazenando e utilizando glicogênio, que parece melhorar com o exercício regular que é imediatamente seguido pelo consumo de carboidratos. O que isso significa: exercite-se regularmente, e após o treino, alimente seu cérebro com um carboidrato saudável, como uma banana por exemplo. Em seguida, irá colher os benefícios para seu cérebro!


Use ou Perca

Exercício não é apenas para seu corpo, você tem que exercitar o seu cérebro também se você quiser mantê-lo em forma! Separe um tempo todos os dias para desafiar seu cérebro com uma nova memória e resolução de problemas, incluindo xadrez ou palavras cruzadas, quebra-cabeças, compondo palavras para uma nova canção ou escrevendo com a mão não-dominante. Quando você faz essas atividades todos os dias, está desenvolvendo novos caminhos neurais para manter o seu cérebro saudável.


Espero que estas dicas ajudem você a manter o cérebro jovem!

10 Perguntas Frequentes sobre Acupuntura

$
0
0
1. Acupuntura dói?

Não. Normalmente, quando aplicadas nos pontos de acupuntura (acupontos), as agulhas não doem nem sangram. As agulhas são muito finas e aplicadas superficialmente, apenas alguns milímetros sob a pele. Mas existem alternativas às agulhas. É possível fazer acupuntura utilizando-se de outros recursos como as sementes de mostarda, o stiper (pastilha macia colada sobre a pele com adesivos) e as esferas de metal. Para crianças e para quem tem fobia de agulhas, na maioria das vezes, são usadas as sementes.

2. Acupuntura cura o quê?

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa que existe há mais de 5.000 anos e é usada no tratamento complementar de várias enfermidades. Diversos estudos já mostraram sua eficácia no tratamento de dores agudas e crônicas, como osteoartrites, enxaquecas, dores crônicas nas costas, pescoço e ombros. A acupuntura mostra-se eficaz também em diversas áreas importantes da saúde e bem-estar, como na redução das dores e complicações do parto, na luta contra a dependência do tabagismo e até mesmo para lidar com o estresse e na área estética. Além disso, doenças funcionais como gastrite, distúrbios hormonais, insônia, TPM, sinusite, entre outras podem ser tratadas com a acupuntura. Procure seu acupunturista de confiança e explique suas queixas. Ele certamente poderá ajudá-lo.

3. Acupuntura trata ansiedade?

Sim, a acupuntura auxilia no controle da ansiedade e em todos os fatores que normalmente envolvem a ansiedade, como estresse, cansaço, dores no corpo, dores de cabeça, irritabilidade, dores abdominais, agitação, tabagismo, compulsão alimentar etc. Como a acupuntura está sempre trabalhando em prol do equilíbrio do indivíduo, normalmente as pessoas ansiosas sentem um grande alívio do conjunto de sintomas da ansiedade. Além de consultas em acupuntura, tenho um vídeo e dois livros que tratam também de técnicas específicas de gerenciamento de estresse que as pessoas podem usar no seu cotidiano, facilmente.

4. Acupuntura para emagrecer funciona?

Sim, a acupuntura é uma excelente opção para quem quer emagrecer. Em muitos casos, o ganho de peso está associado à ansiedade, por isso a acupuntura pode obter excelentes resultados trazendo equilíbrio ao organismo do indivíduo como um todo, resultando em alívio dos sintomas da ansiedade e, consequentemente, dos impulsos que induzem à compulsão por comida. Ao reduzir a ansiedade, a acupuntura ajuda o paciente a dominar a fome e não comer por impulso, além de acelerar o metabolismo. A acupuntura também ajuda na regularização do intestino e na qualidade do sono, fatores que influenciam – e muito – no ganho de peso. Veja meu vídeo sobre a acupuntura na obesidade.

5. Acupuntura para a estética funciona?

Sim, a acupuntura é uma excelente opção de tratamento estético, que promove resultados visíveis e incontestáveis, com pouquíssima intervenção. A acupuntura estética pode estar voltada tanto para o corpo quanto para o rosto. No rosto, são comuns os tratamentos para aliviar as marcas de expressão, rugas, manchas e aumento do tônus muscular. Já para o corpo, os tratamentos são variados: estrias, celulites, flacidez, recuperação após uma cirurgia plástica, gordura localizada. A acupuntura estética ainda ameniza o efeito de músculos faciais sem movimento causado pela toxina botulínica (botox). Para mais informações, assista ao meu vídeo sobre acupuntura estética facial, acupuntura e celulite e sobre acupuntura no pós-operatório de cirurgia plástica.

6. O que são pontos de acupuntura?

Sob nossa pele existe uma rede de nervos que recebe e transmite os impulsos nervosos por todo o nosso corpo. O conjunto de nervos mais importantes dessa rede circula por “canais” que a Medicina Tradicional Chinesa chama de “meridianos de energia”. Os acupontos ou pontos de acupuntura localizam-se nesses meridianos, que “gerenciam” por assim dizer, o nosso fluxo de energia vital. Quando estamos enfermos, esse fluxo é interrompido. Com as agulhas, o acupunturista é capaz de restabelecer o fluxo de energia do organismo do paciente, promovendo seu equilíbrio e bem-estar. Portanto, os pontos de acupuntura são pontos-chaves de estímulo ao fluxo de energia (chi) em nosso corpo.

7. O que é acupuntura na orelha ou acupuntura auricular?

É uma técnica de acupuntura que estimula diversas regiões do corpo através de pontos energéticos localizados nas orelhas. Nossas orelhas possuem mais de 100 pontos relacionados ao bem-estar e equilíbrio de todo o nosso organismo. Esses pontos podem ser estimulados por agulhas, agulhas semi-permanentes (que ficam presas com adesivos à orelha do paciente quando ele retorna para casa) e sementes (recomendado para as crianças e para adultos com fobia de agulha).

8. O que é eletroacupuntura?

É utilizada através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas de acupuntura, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. A eletroacupuntura potencializa os efeitos da acupuntura e é muito recomendada para o tratamento de ciática, paralisia facial, dor de cabeça e LER- Lesão por Esforço Repetitivo. Veja meu vídeo sobre o uso da acupuntura para o tratamento de DORT ou LER.

9. A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa?

Sim.

10. Quais são os benefícios da acupuntura?

São inúmeros os benefícios da acupuntura, que existe há milênios como parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa e trata dos mais variados casos clínicos como problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e dermatológicos.

Fonte: Daya Cursos

Relógio do Corpo

Viewing all 218 articles
Browse latest View live




Latest Images