Quantcast
Channel: EQUILÍBRIO NATURAL
Viewing all 218 articles
Browse latest View live

Acupuntura Pediátrica é Segura e Acalma as Crianças

$
0
0


Você já pensou em tratar algum problema do seu filho com acupuntura? 
Uma nova revisão de 37 estudos feita pela Universidade de Minnesota,
 nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Pediatrics, mostra que a acupuntura pediátrica é, sim, muito segura.

O método milenar de origem chinesa é baseado em um mapa de pontos do corpo humano, estimulados pelas agulhas a produzir e liberar substâncias que atuam no sistema nervoso central. Nos Estados Unidos, mais de 150 mil crianças são tratadas com acupuntura, incluindo bebês, segundo o relatório de Estatísticas de Saúde Nacional. E os principais problemas são enxaqueca, cólicas e respiratórios. “Quando você começa a fazer acupuntura em uma criança, também começa a construir uma relação de confiança. É um processo longo, que, geralmente, tem muito sucesso”, diz a acupunturista Nancy Park, de Nova York, que tem um paciente de apenas 2 anos. 

Aqui no Brasil, a acupuntura com agulhas é mais comum a partir de 7 anos. Os bebês e crianças menores são muito inquietos, o que pode atrapalhar na hora de colocá-las nos pontos corretos. “Para essas, podemos usar materiais específicos, como roletes, carretilhas, laser (indolor) e até o estímulo dos pontos com a ponta dos dedos para fazer a pressão necessária e conseguir o efeito desejado sem assustar a criança com a agulha”, diz o acupunturista Evaldo Martins Leite, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura.
A acupuntura tradicional chinesa tem como objetivo recuperar o equilíbrio energético restaurando por completo a saúde. O equilíbrio energético proporciona melhora do sono, diminuição da ansiedade, melhora do funcionamento orgânico em geral, aumento da circulação e absorção de nutrientes, ativação da produção de colágeno e elastina, melhor oxigenação celular e eliminação das toxinas. Tem grande eficácia no tratamento de diversas patologias e lesões, não apresenta efeitos secundários nocivos e tem ação preventiva. O campo de atuação da acupuntura é imenso, podendo ser usada em todo e qualquer problema de saúde, desde os mais simples até os mais complexos.

A acupuntura pediátrica tem como diferencial a forma de atendimento da criança e o tipo de estímulo utilizado. Sementes, esferas metálicas ou o laser são utilizados como estímulo ao invés de agulhas, o que torna o tratamento totalmente indolor, podendo ser complementada com outros recursos, como a auriculoterapia e acupuntura auricular. A aplicação da acupuntura é feita em meio a diversas atividades lúdicas o que torna o tratamento prazeroso para a criança. As crianças maiores de 7 anos, como já dito anteriormentte, apresentam melhor resultado com o uso de agulhas, sendo que bebês e crianças até 7 anos respondem muito bem aos estímulos com sementes, esferas metálicas ou o laser.

A freqüência das aplicações varia de acordo com o quadro clínico da criança, sendo em média 1 vez por semana e assim que possível a criança deve receber alta para 15 em 15 dias, até passar para 1 vez ao mês, ficando a critério dos pais seguir ou não com o tratamento preventivo. Na criança saudável é realizado apenas o tratamento preventivo onde são realizadas 3 sessões com intervalo de 1 semana, 1 sessão com intervalo de 15 dias e as sessões seguintes são realizadas 1 vez por mês.
O sistema imunológico da criança não esta adequadamente preparado, o que faz com que ela sofra mais o impacto das viroses, principalmente as crianças que freqüentam a educação infantil ou as que freqüentam creches e berçários, apresentando uma freqüência maior de aparecimento.
A acupuntura pediátrica preventiva tem como objetivo diminuir a incidência das doenças e afecções freqüentes na criança, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o equilíbrio energético. Ela ajuda a diminuir a freqüência de aparecimento de várias doenças e afecções como as viroses respiratórias, como a gripe e o resfriado, viroses intestinais, ajuda a espaçar as crises de asma, bem como diminuir seus sintomas.

Nas crianças que já apresentam algum tipo de virose ou doença respiratória, o tratamento através da acupuntura busca melhorar todo quadro sintomático, espaçar as crises e como na acupuntura pediátrica preventiva busca promover o equilíbrio energético e o fortalecimento do sistema imunológico.
Além da acupuntura pediátrica prevenir diversas doenças e afecções na criança, ela também é utilizada no tratamento de diversas enfermidades físicas e psíquicas e nos tratamentos de dores em geral. Apresenta ótimos resultados no tratamento das doenças respiratórias como bronquite, asma, rinite, sinusite, no tratamento de cólica, enurese noturna (xixi na cama),hiperatividade, falta de apetite,déficit de aprendizado e distúrbios do sono.

As sessões de acupuntura precisam ser diferenciadas para cada faixa etária e acontecem de forma lúdica. A mãe também tem direito ao tratamento pela acupuntura junto com a criança, uma vez que a saúde da mãe é de fundamental importância para o bem estar e a saúde da criança. Dessa forma, é possível favorecer a saúde e o equilíbrio energético da mãe e da criança, contribuindo para um crescimento saudável e feliz.

Fonte:Drª Roberta Albuquerque - Fisioterapeuta

Acupuntura trabalha da mesma maneira que auto-hemoterapia

$
0
0

A acupuntura estimula o sangue (xue) através dos meridianos tirando a estagnação e com isso aumentando as defesas do organismo...aumenta o percentual de macrófagos e juntamente com as defesas do organismo eliminando as bactérias, os vírus...a auto-hemoterapia também estimula o aumento do percentual de macrófagos, aumentando também as defesas do organismo e eliminando as bactérias, os vírus, as células cancerosas (neoplásicas) e a fibrina, que é o sangue coagulado. Esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea se dá porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto há sangue no músculo, o Sistema Retículo Endotelial mantém-se activado. Essa activação máxima termina ao fim de cinco dias. A taxa normal de macrófagos é de 5% (cinco por cento) no sangue e, com a auto-hemoterapia, eleva-se para 22% (vinte e dois por cento) durante 5 (cinco) dias. Do 5º (quinto) ao 7º (sétimo) dia, declina, voltando aos 5% (cinco por cento). Daí a razão de recomendarem que a aplicação seja repetida de 7 (sete) em 7 (sete) dias. Segundo o médico Luiz Moura, um dos seus fundamentais defensores, o uso da auto-hemoterapia resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.

DOSAGEM: 
Dependendo do caso, se não for grave, a dosagem pode ser de 5 ml, dividindo 2,5 ml em cada deltóide (músculo do braço) ou em cada glúteo; sendo esta dosagem para crianças. Normalmente, para adultos, a dosagem ideal é de 10 ml, dividido em 2 partes (5 ml em cada braço ou 10 ml no glúteo). Em casos gravíssimos, recomendar-se-á 20 ml. Nas sessões de acupuntura com as aplicações das agulhas em determinados acupontos buscamos esse estímulo imunológico com advento que nem por instante o sangue do paciente é tirado do corpo para novamente ser novamente inserido....através de seringa...utilizamos o próprios meridianos... Por isso afirmo que acupuntura e hemoterapia são técnicas semelhantes apesarem de terem leituras diferentes vem da mesma fonte..


ALGUNS DOS PROBLEMAS DE SAÚDE EM QUE A HEMOTERAPIA PODE SER ALTAMENTE RECOMENDADA COMO É NA ACUPUNTURA:
Alcoolismo
Alergias
Artrite
Asma
Acne juvenil
Artrite reumatóide
Bronquite
Coréia
Colite ulcerativa
Diabetes melitus
Dermatose alérgica
Doença de Crohn
Doença pulmonar obstrutiva crónica
Doenças mentais
Doenças pancreáticas
Doenças virais
Encefalite
Epilepsia
Enxaqueca
Esterilidade – ovário poliquístico
Esclerodermia
Esclerose múltipla
Fibromialgia
Gangrena por picada de aranha
Glaucoma
Herpes zóster
Herpes simplex
Hipertensão arterial
Iridociclite
Insuficiência vascular periférica
Infecção da cavidade bucal
Lupus
Miastenia gravis
Pneumonia
Poliomielite
Psoríase
Prevenção de infecção pulmonar no pós-operatório
Prevenção de infecções cirúrgicas
Plaquetopenias
Púrpura trombocitopénica
Reumatismo
Úlcera de estomago
Miomas

Fonte: Pronto Socorro da Acupuntura

TPM - Causas e Sintomas

$
0
0
Nem todas as mulheres sentem os sintomas e efeitos da tensão pré-menstrual da mesma forma, pois algumas podem apresentar sintomas pouco significativos, enquanto em outras, os efeitos são mais intensos. Os sintomas mais típicos deste período são: nervosismo, irritação, depressão e sensibilidade. Estes sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em conjunto. Com relação aos sintomas físicos podemos citar: dores de cabeça, retenção de líquidos, sensibilidade nas mamas, dores musculares etc.

A Tensão pré-menstrual possui várias causas e o ideal é entender cada uma delas para que possamos minimizar essa síndrome que causa tanto transtorno no dia-a-dia das mulheres.

A primeira causa a ser citada é o desequilíbrio de neurotransmissores. Mas o que são neurotransmissores? São substâncias produzidas pelo cérebro responsáveis pela comunicação que ocorre entre os neurônios (células do sistema nervoso). Um desequilíbrio na produção dessas substâncias pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos. Assim, a mulher passa a ter distúrbios emocionais como por exemplo: ansiedade, depressão, irritabilidade, humor variável, falta de concentração etc.

É importante também avaliar a influência do meio ambiente em que a pessoa vive. Vamos imaginar uma mulher com TPM que passa a maior parte do seu dia no trabalho. Telefone tocando o tempo todo, chefe cobrando resultados, filho ligando para fazer queixa do irmão, marido reclamando do custo de vida e outros problemas do dia-a-dia. Já podemos imaginar como está o estado emocional dessa mulher,que ainda por cima é vítima da TPM.

Vale ressaltar a condição psicológica da mulher. Todos nós temos características comportamentais e emocionais. Isso faz com que algumas sejam mais agitadas, irritadas e ansiosas, outras mais ponderadas e até mesmo propensas a apresentar quadros depressivos. Essas características que, muitas vezes, são decorrentes da herança genética, influenciam diretamente no quadro de TPM. Imagine uma mulher que por característica própria é irritada, impaciente, com temperamento forte e de atitudes impulsivas com TPM, cujos principais sintomas são a ansiedade e a irritabilidade.

Outra causa importante da TPM são as variações hormonais pelas quais as mulheres passam nesse período. Durante o ciclo existe uma alteração normal na produção de importantes hormônios sexuais femininos, entre eles o estrogênio e a progesterona. Porém, quando ocorre uma alteração na produção ou na ação desses hormônios a TPM passa a se manifestar. Essas alterações hormonais interferem em todo o organismo e consequentemente muitos sintomas físicos são apresentados. Ocorre um significativo aumento na retenção de líquidos e isso faz com que as mulheres se sintam inchadas principalmente nas pernas, mamas e abdômen. Também pode haver interferência no metabolismo da glicose (açúcar) fazendo com que a mulher apresente uma leve queda dessa substância no sangue, isso faz com que ela tenha dor de cabeça e desejos constantes de comer doces.

A Terapia Floral de Bach é eficaz nesses dias atípicos em que as mulheres têm a sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação. O tratamento será focado na pessoa, nas atitudes que ela apresenta diante determinada situação,como por exemplo,a TPM.  A essência de floral irá atuar nos estados emocionais trazendo como conseqüência um bem estar físico, portanto proporcionará um equilíbrio entre mente e corpo para que possam lidar com esse período de transição.





Autora: Ana Paula Azevedo de Aviz

Florais de Bach

Orientação vocacional e Florais de Bach

$
0
0

E, como se fosse num passe de mágica, aquele bebê tão lindo e frágil se torna um adolescente, com direito a mudanças físicas, orgânicas, psicológicas. E, como se ainda não bastasse, o peso de ter que escolher a profissão que seguirá para o “resto” de sua vida, pois cada vez mais cedo estão terminando o ensino médio e, com isto, surge a emergência de decidir qual a faculdade por que optará com a enorme variedade de profissões que existem no mercado de trabalho, desde as tradicionas (medicina, direito...) até as novas (economia doméstica, obstetrícia doméstica...).

O resultado disto é a insegurança do adolescente, que faz com que ele escolha uma profissão muitas vezes por influência de algum parente  (ex.: família de médicos) e/ou  amigo (ex.: o melhor amigo vai cursar administração), ou porque  acredita que aquela profissão escolhida lhe trará a independência financeira mais rápido, sem se preocupar se tem perfil ou aptidão para ela.

Esta fase para os pais também é problemática, pois eles esperam que o seu “amado” filho escolha uma profissão que lhe traga realizações em todos os setores de sua vida. Porém eles ficam apreensivos, caso a primeira faculdade escolhida decepcione o filho, e ele acabe se sentindo fracassado, se desmotivando para buscar outra faculdade, que combine mais com seu perfil.

Para amenizar tanto a insegurança dos pais como a dos adolescentes, existe a orientação vocacional que dura em média 10 (dez) sessões e consiste em orientar o adolescente sobre as várias profissões que existem no mercado, além das matérias que fazem parte do curso (currículo), associado aos testes de interesses, personalidade e aptidão, correlacionando-os com entrevistas psicológicas, para  que possamos traçar um perfil do mesmo.  Ao final, fornecemos um laudo com todas as informações colhidas, com as opções de profissões, para que o adolescente possa escolher com qual mais se identifica.

Como coadjuvantes deste processo, sugerimos os florais de BACH , que correspondem a essências florais descobertas por um médico inglês Dr. Edward Bach, na década de 1930, a partir  de sua intuição e sensibilidade, com o objetivo de despertar nas pessoas sentimentos positivos e equilibrados , entre o “eu objetivo” (ego) e o “eu subjetivo” (alma ou psique), ou seja, o floral “cura” pelo sentimento oposto, possibilitando, no caso da orientação vocacional, que características desconhecidas aflorem e melhorem outros sintomas, principalmente a indecisão e a fantasia, e assim o adolescente possa manifestar o seu verdadeiro “eu”.

Dependendo do grau de ansiedade dos pais, também é recomendado o uso dos florais para eles ficarem mais tranqüilos e poderem passar para o seu “pimpolho” a segurança de que ele precisa para fazer uma escolha consciente.

Apesar de este artigo ter sido direcionado à orientação vocacional na adolescência, é importante deixar claro que ela pode ser feita em qualquer idade, pois o ser humano nasceu para ser feliz, principalmente com sua profissão, que é com o que passamos a maior parte do nosso tempo. Daí a importância da realização profissional e do equilíbrio emocional em outros setores de nossa vida, pois nem só de trabalho vive o homem e os florais existem para nos dar esse suporte para lutar quando surgirem as “pedras” no caminho, como é a filosofia do próprio Dr. Edward Bach:

“A ação destes florais é a de elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para a recepção do nosso Eu espiritual, além de encher nossas naturezas com a virtude que particularmente procuramos, para livrar-nos da imperfeição que está causando o mal. Tal qual uma linda música ou qualquer outra coisa gloriosa e que nos traga inspiração, os florais podem elevar nossas almas e, com isso, trazer-nos a paz e o alívio dos sofrimentos.

Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando nossos corpos com as lindas vibrações da nossa natureza mais elevada, na presença da qual a doença se desfaz como a neve derrete ao sol.

Não há cura real, a menos que haja uma mudança de perspectiva, paz mental e alegria interior.”



EDWARD BACH

Remedies, C.W. Daniel Co..Ltd, Saffrom Walden,

Inglaterra, 1971, e Keats Publishing, New Canaan, C.T. do

Prefácio escrito por Bach p.13.



PHILIP M. CHANCELLOR: Handbook of the Bach Flowers

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) x Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Floral

$
0
0
Ainda pouco conhecido pela população em geral, o TDAH vem causando sérios problemas à vida de muitas famílias e escolas, no que se refere a: é um bicho carpinteiro, desatento, impulsivo, tem energia demais, fala muito, e/ou estabanado, esquece e perde tudo, comete erros bobos por falta de atenção, está sempre no mundo da lua, não ouve quando é chamado, tropeça, cai, se machuca toda hora, dorme pouco ou muito etc.


Esses comportamentos, vistos como tão comuns e de fundo educacional, na verdade, muitas vezes, advêm do TDAH e podem gerar problemas de aprendizagem acompanhados de transtornos de ansiedade e de humor, depressão, impulsividade, obsessão-compulsão e os tão preocupantes desvios de conduta e agressividade, que muitas vezes levam o adolescente e o adulto a procurarem drogas de vários tipos, a fim de conseguir uma sensação de alívio, em geral para os sintomas.


O TDAH é um distúrbio bioquímico genético ou congênito. Felizmente já tem tratamento. A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a mais indicada, pois atua com várias técnicas que ajudam muito nas mudanças e no controle de determinados comportamentos: a Psicopedagogia, que vem apoiar em novas coordenadas em relação aos estudos; a Fonoaudiologia, acompanhando casos com distúrbios de fala, escrita e leitura, e os florais, que atuam no emocional, aliviando vários sintomas e harmonizando o indivíduo como um todo em sua dinâmica mente/corpo, evitando assim, muitas vezes, o uso prolongado de medicamentos controlados tão temidos devido aos efeitos colaterais e ao risco de dependência.



Se perceber alguns desses comportamentos em você ou alguém da família, procure um profissional especializado e faça uma avaliação. Quanto mais cedo se tratar o problema, menos prejuízos ocorrerão na vida adulta.

Acupunturista

Floral de Bach


Anti-Stress

MUSTARD

$
0
0
O Floral da MELANCOLIA, TRISTEZA, DEPRESSÃO

Mustard é a essência indicada para quem sente uma súbita tristeza profunda, que surge como uma nuvem negra e acaba com o brilho e a alegria de viver. Embora fique profundamente infeliz, não consegue dizer as razões. 

Situações em que é recomendada: 
• Depressão sem motivo, repentina e cíclica - surge sem aviso e vai embora como veio;
• Perda de ânimo sem razão aparente;
• Pensar: "Nunca mais serei feliz".

Caso Clínico Zumbido Sexo Masculino - 56 anos.

$
0
0

Resumo da Consulta: Zumbido por muitos anos que era como o som de cidade e piorava sob esforço, acompanhado de irritabilidade e fraqueza da parte inferior das costas e pernas, tontura, visão embaçada e insônia. O exame auditivo normal. Exame: ouvido externo, nariz, garganta e amígdala normais, pressão sanguínea 120/90mmHg,

Pulso rápido e filiforme, Língua vermelha camada amarelada.

Diagnostico analítico:
 o rim abre-se dentro do ouvido. A deficiência do meridiano rim resulta em zumbido. O rim é reserva de essência, o cérebro é o mar da medula. A deficiência do Qi do rim resultado em zumbido e visão embaçada. Rim domina os ossos. A região lombar é o lugar onde os rins estão localizados. A deficiência do rim leva á fraqueza da parte inferior das costas e pernas. A desarmonia entre o coração e rim causa insônia e sonhos excessivos. Língua vermelha, pulso rápido e filiforme são sinais de deficiência de Yin e hiperatividade do fogo.

Principio do tratamento – Nutri o rim Yin e acalmar a mente.
Prescrição - Sheshu (B 23), Sanyinjiao (BP 6), Tinghui (VB 2).


Conduta de tratamento – tratar 1 vez ao dia com método de tonificação. Depois de 20 sessões o zumbido desapareceu.
Explicação – Shenshu (B 23), Onde o Qi dos Meridianos esta infundido é bom para distúrbios do rim. O Sanyinjiao (BA6), é o ponto de intersecção do meridiano Yin da pena. Tinghui (VB 2) é o ponto de encontro do Shaoyang e Yangming, é recomendável para distúrbios de ouvido.



Fonte: Casos Clínicos da Acupuntura na China

Cuide-se ...Ame-se...

Honeysuckle

$
0
0

HONEYSUCKLE

Lonicera caprifolium


Palavras-chaves:


VIVE NO PASSADO


O Honeysuckle destina-se aos que estão demasiado presos às memórias passadas. As pessoas que necessitam de Honeysuckle tendem a viver no passado, num estado de nostalgia ou saudade. Têm desgostos, mas não conseguem mudar as circunstâncias presentes porque estão constantemente a olhar para o passado. Podem estar apegadas a entes queridos que perderam ou a dias mais felizes ou ser incapazes de esquecer experiências infelizes passadas. Acham difícil superar o luto e referem-se constantemente ao passado.


O Honeysuckle pode ser muito útil a pessoas que estão de luto ou perderam o emprego ou aos que falharam nos negócios e especialmente a pessoas mais velhas que vivem sozinhas.


O potencial positivo do Honeysuckle é a capacidade para viver no presente, sem ver no passado uma experiência valiosa, que oferece lições para o dia de hoje. A pessoa passa a viver a sua vida sem magoa. O envelhecimento é aceito com um processo natural.Envelhecimento é aceito como um processo natural.

Shiatsu

Vértebras desalinhadas e enfermidades


Prevenção de Resfriado com Auriculoterapia

$
0
0


黃麗春 預防感冒 Huáng Lì Chūn - Yùfáng Gǎnmào
Pontos: Ápice da orelha, área de alergia, glândula adrenal, pulmão, baço e ponto endócrino.

Elementos Psicológicos

Os Cinco Elementos

Os Chacras

Honeysuckle

Viewing all 218 articles
Browse latest View live




Latest Images